
Ele conta que foi fundamental ter esse planejamento para conquistar seus objetivos financeiros. A paixão pelas finanças foi tão grande que, após ajudar amigos e familiares a organizarem seus orçamentos, ele resolveu seguir a carreira de Planejador Financeiro Pessoal.
Para montar um planejamento, Alexandre explica que o primeiro passo é identificar no orçamento limites. Para isso, é importante estabelecer uma média mensal de gastos nas principais categorias de despesa, como alimentação, transportes, serviços e saúde. Para descobrir esse limite é preciso analisar seu estilo de vida, características de consumo e poder aquisitivo.
Ele também frisa que é importante guardar parte da sua renda para montar uma reserva financeira ou realizar investimentos, pensando no curto, médio e longo prazo. "O ideal é que esse planejamento de gastos por categoria some no total, no máximo, 80% da renda, para que os outros 20% possam ser poupados. Mas, como tudo nas finanças, é preciso avaliar cada caso e perfil".
Para fazer esse planejamento e garantir que ele será seguido, Alexandre comenta que a disciplina é fundamental. "Você pode anotar em um caderno, no bloco de notas do celular, em uma planilha de Excel ou em um aplicativo de gestão de finanças. Eu utilizo e indico para os meus clientes o uso da Mobills, plataforma que permite definir essas metas e que envia um alerta quando o usuário atinge o limite de consumo pré estabelecido".