Por Fernando Mansur

Qual é a fonte da alegria? Como alcança-la e beber de suas águas cristalinas? Para cada um de nós a alegria pode ter origens distintas. Para os sábios ela se encontra num único tonel: o pote da sabedoria. Por que será que a sabedoria é a fonte da alegria?

Tentando responder, e vendo a paz de que os sábios desfrutam, imagino o seguinte: a sabedoria é fruto de muitas vivências e experiências, de aprendizados, dores e sofrimentos.

E qual é a causa de tudo isso? A ignorância. Ignorância de quê? Das leis que regulam a vida. Aqui não se trata de ter ou não diplomas, mas sim do conhecimento transmutado em sabedoria. Sabedoria é o conhecimento que passa a fazer parte de nosso ser, como um fato, não como especulação.

A alegria é simples, cristalina, como o sorriso de uma criança. Alegria é você estar ajustado ao seu papel na vida, realizando a parte que lhe cabe dentro do todo. Quando você não está satisfeito com o que faz, então não pode ser feliz. E sua visão será distorcida.

Os seres mais evoluídos sentem mais prazer em dar do que em receber. Como aprenderam isso? Os reinos da natureza dependem uns dos outros. Quando não damos nada em troca pelas dádivas que recebemos, e só pensamos em ganhar, estamos agindo como ladrões.

A dor é o maior corretivo da ignorância. Desde que aprendamos a agir com sabedoria, tudo ao nosso redor pode se transformar em fonte de alegria.

As matrículas estão sempre abertas na escola da vida. Nela, todos são aprendizes e todos são instrutores. E todos são bem-vindos. Vamos!

 

Você pode gostar
Comentários