Por O Dia
Vivemos um tipo de comportamento estranho e contraditório. Em primeiro lugar, deveríamos nos perguntar: será que tudo o que fazemos é por vontade própria? Observemos, por um instante, nossas ações e reações. O mundo clama por amor e faz guerras. Religiões pregam união e perdão, mas brigamos entre nós e nos afastamos dos ensinamentos dos Mestres.
Grandes corporações criam e vendem artigos nocivos e poluentes e, ao mesmo tempo, patrocinam instituições que defendem o meio ambiente. A propaganda é usada para estimular o uso de produtos prejudiciais que viciam, distraem e destroem. E são essas mesmas empresas que pregam uma vida sustentável. Vendem o veneno e depois a suposta cura.
Publicidade
Há um ditado antigo que diz que somos nós que oferecemos ao agressor a arma com que ele vai nos ferir.
É preciso muita força de vontade para escaparmos desse círculo vicioso. Nossa autonomia intelectual fica reduzida se ficamos permanentemente expostos a esses estímulos.
Mas a vida segue, manifestando seu leque infinito de possibilidades. Pena que tenhamos acesso a tão poucas, já que vivemos o mito da escassez bem mais do que o da abundância. É neste mundo de aparentes paradoxos e contradições em que vivemos. Existe outro? O que temos de fazer para compreender? Para saber, precisamos nos mexer. Podemos! Vamos!
Publicidade
Fernando Mansur: Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ. BLOG FM_FERNANDO MANSUR