Alegria no Ar
Coluna
Alegria no Ar
Com Fernando Mansur

Tirando a máscara

Vivemos num universo de ações e reações

Por Fernando Mansur

Algo surpreendente se abateu sobre a humanidade. As explicações para o fato são muitas, mas certamente houve um desequilíbrio na natureza, além do suportável. Vivemos num universo de ações e reações. Esse movimento se processa permanentemente.
“Aquilo que o homem semear, isso ele há de colher.” Esse processo, simples assim em seu enunciado, é ultra complexo em sua execução. O que a humanidade terá feito em conjunto, – nós incluídos – para provocar esses efeitos que afetam praticamente todos os países? E qual será o tempo para que a energia produzida pelas causas se desvaneça? Enquanto isso não ocorrer, a harmonia básica não será restaurada.
Nem sempre o destino chega sem avisar; costuma mandar antes seus avisos. Quantos deles ouvimos e quantos postergamos? Quando soa a hora é que vemos se estamos preparados ou não. O chamado agora é coletivo. A humanidade está sendo convocada a prestar contas.  
Cada um de nós trata então de buscar explicações e respostas para os fatos, enquanto aguardamos ansiosamente uma solução. Milhões de mensagens são trocadas pelos habitantes do planeta, numa rede gigantesca de solidariedade. São realistas, bem humoradas, sérias, criativas, sugestivas...
É possível fugir, mas não escapar. A função do carma é educar, ensinar. Como diz a música 'Sol de Primavera' (de Beto Guedes e Ronaldo Bastos): 'A lição, sabemos de cor. Só nos resta aprender'. Vamos!