Por Fernando Mansur
Para o querido irmão - autor de vários livros, ministrador de palestras e cursos - Raul Branco. Devemos assumir a responsabilidade por nossa própria vida. Devemos aprender a ser nosso próprio guru.
Ao trilharmos o caminho do autoconhecimento, nossos erros e vícios inconscientes – assim como as virtudes de nosso caráter – precisam vir à tona. E vêm. Devem ser vistos e percebidos. Ou seja: temos que ser apresentados a nós mesmos, sem máscaras.
Publicidade
Isso vai se dando aos poucos, mas de maneira efetiva. Podemos até nos assustar. Porém, é preciso prosseguir.
Nossas imperfeições não devem nos paralisar, nem nosso potencial. Aliás, nossas qualidades costumam ser aquilo que mais nos intimida. A alquimia real se dá quando transmutamos comportamentos grosseiros em atitudes altruístas sutis.
Publicidade
A vida é nossa grande mestra. O sábio não é aquele que conhece muitas coisas, mas, principalmente, o que desvenda a si mesmo e tem a coragem de se enfrentar sabiamente. Tenhamos sempre em mente que cada experiência, pequena ou grande, pode ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento. As maiores lições se apresentam nas pequenas coisas do dia a dia.
Diz um ditado: não temos amigos, nem inimigos, temos instrutores. Não subestime sua capacidade de aprender e de ser útil: numa grande escuridão, quem possui um mero fósforo aceso pode ser a salvação. Quase todos estão perdidos. Só uns poucos sabem disso. E quando o aluno está pronto, o professor sempre aparece. E exatamente aquele de que o aluno precisa.
Publicidade
Preste atenção. Neste natal, se dê esse presente. Você merece.
Vamos!