Fachada do antigo Edifício Guarujá - Divulgação
Fachada do antigo Edifício GuarujáDivulgação "Rio - Casas e Prédios Antigos"
Por Thiago Gomide
Rafael Bokor é jornalista e guia turístico.

Em 2013, o carioca lançou a página de Facebook “Rio-Casas & Prédios Antigos”, com a vontade de compartilhar histórias das fachadas de construções importantes da cidade.
Publicidade

Os textos chamam atenção pela quantidade de detalhes. O número de seguidores nas redes sociais Facebook e Instagram ultrapassa os 40 mil.

Há dois anos, uma nova iniciativa: gastar sola de sapato em tours históricos. Copacabana. Glória. Leme. Botafogo. Esses são alguns dos bairros que Bokor atravessa com grupos de turistas e, principalmente, de cariocas.
Publicidade

“Digo que a gente precisa ver com os próprios olhos uma construção e aprender a sua história para que se crie um sentimento de preservação e de afeto por esses pontos turísticos criados pelo homem. O carioca que vai aos meus passeios percebe o Rio muito além da cidade bonita por natureza. Ele vê o Rio como um lugar arquitetonicamente privilegiado”, pontua.

A coluna pediu que ele falasse sobre um prédio em Copacabana que fosse marcante. A escolha foi o antigo Edifício Guarujá, hoje South Beach Copacabana Residencial Clube (foto).
Publicidade

“ Construído em 1927, ele foi o mais alto e antigo da orla até o final da década de 1950, quando ergueram um outro prédio onde era o seu jardim de frente para o mar. O Guarujá teve sua porta principal emparedada por essa nova construção e sua antiga entrada de serviço, na Rua Domingos Ferreira, ficou sendo a principal. Com essa mudança, o edifício mais antigo da orla de Copacabana passou a ser o Lellis, construído em 1928. Após décadas abandonado, o antigo Guarujá passou por um "retrofit" que mudou o seu interior, sua fachada e nome. Hoje é um Residencial com serviços. Continua sendo um dos prédios mais belos do Rio”, explica o jornalista.

Após fazer as famosas vaquinhas virtuais, Bokor lançou dois livros reunindo as melhores histórias das construções.
Publicidade

O leitor encontra as informações sobre as obras literárias e os passeios no site http://www.riocasaseprediosantigos.com.br.

Conhece alguém que faça tours históricos pelo Rio de Janeiro? Queremos divulgar. O e-mail é thigomide@gmail.com.