Ponte Rio-Niterói - Divulgação / COR
Ponte Rio-NiteróiDivulgação / COR
Por Thiago Gomide
Em março de 1974, o então presidente militar Emílio Garrastazu Médici conseguiu finalmente inaugurar a ponte Rio-Niterói. Desfilou de carro, cortou fita e tudo que acompanha uma solenidade de estreia.
O feito de atravessar a baía de Guanabara, sem ser de barco, era sonhado desde o Império: Dom Pedro II, em 1875, chegou a contratar um engenheiro. A ideia era fazer um imenso túnel. Como sabemos, tiro na água.
Publicidade

Galeria de Fotos

Caso aconteceu na Avenida do Contorno, perto da Ponte Rio-Niterói Reprodução / Google Street View
16 01 2020 - Maracana ( Estadio Mario Filho) e bairros Tijuca, Centro e zona portuaria na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Foto Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia Daniel Castelo Branco
Ponte Rio-Niterói Divulgação / COR
Rio de Janeiro - RJ - 16/10/2019 - Geral - Transito na Ponte Rio Niteroi - Motoristas e passageiros enfrentam horas no transito para chegarem ao Rio de Janeiro na manha de hoje - na foto, veiculos na chegada ao Rio - Foto Reginaldo Pimenta / O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 16/10/2019 - Geral - Transito na Ponte Rio Niteroi - Motoristas e passageiros enfrentam horas no transito para chegarem ao Rio de Janeiro na manha de hoje - na foto, veiculos trafegam pela Avenida Brasil, altura do Caju, em direçao ao centro do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 16/10/2019 - Geral - Transito na Ponte Rio Niteroi - Motoristas e passageiros enfrentam horas no transito para chegarem ao Rio de Janeiro na manha de hoje - na foto, veiculos na chegada ao Rio - Foto Reginaldo Pimenta / O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Avenida Brasil Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 16/10/2019 - Geral - Transito na Ponte Rio Niteroi - Motoristas e passageiros enfrentam horas no transito para chegarem ao Rio de Janeiro na manha de hoje - na foto, veiculos trafegam pela Ponte Rio Niteroi, seguem em direçao ao Rio de Janeiro Foto Reginaldo Pimenta / O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
A obra da ponte Rio-Niterói demorou 5 anos para ficar pronta, três a mais que a promessa. O Ministro dos Transportes, responsável e principal patrocinador da iniciativa, era Mário Andreazza.
Publicidade
O valor da obra acompanhou as proporções faraônicas: quase quatro vezes maior do que o planejado inicialmente.
Em 9 quilômetros foi preciso a perfuração do subsolo oceânico em busca de terreno rochoso. O maior pilar tem 72 metros de altura, o que significa duas estátuas do Cristo Redentor.
Publicidade
Praxe de época e ainda em diversos cantos do nosso país, infelizmente, operários não tinham equipamentos e vestes apropriadas para o trabalho.
Resultado: há relatos de que mais de 40 funcionários morreram na construção. Muitos foram enterrados nas estruturas.
Publicidade
Diariamente passam pelos 13 quilômetros da ponte cerca de 150 mil veículos.
Nas horas de rush, é comum ficar parado por 1 hora e meia.
Publicidade
Nesses 45 anos, quase 46, um pouco de tudo já desfilou por ali: galera protestando, disputando corrida, animais enrolando o já confuso meio de campo e até pedido de casamento.
Pedido aceito, por sinal.
Publicidade

*
Seu Jorge
Publicidade
Como falar da ponte sem lembrar da música “São Gonça”, do Seu Jorge?
Olha a letra:
Publicidade
“Morando em São Gonçalo você sabe como é
Hoje a tarde a ponte engarrafou
E eu fiquei a pé...”
Quem nunca?
*

Resolvendo o problema do Seu Jorge?

Foi inaugurada hoje uma alça que sai da ponte, na altura do Caju, em direção à Linha Vermelha. O objetivo é desafogar o trânsito de quem sai de Niterói em direção à Avenida Brasil. A expectativa é que 15 mil veículos passem diariamente pelo novo trecho.
Publicidade
Vamos ver.
*
Publicidade
Homenagem
A coluna é dedicada ao Pedro Ribeiro, que está esbelto aos 91 anos e esteve na inauguração. 
Publicidade
Saúde!