Cristiane Amâncio, Andrea Aquino, Thiago Gomide e Anne Pimentel: palestra sobre os desafios da Educação Infantil
Cristiane Amâncio, Andrea Aquino, Thiago Gomide e Anne Pimentel: palestra sobre os desafios da Educação InfantilAlberto Jacob Filho
Por Thiago Gomide
No meio de uma turma repleta de falantes crianças havia uma que não interagia. Quieta entrava, quieta saía.
Ao lado de uma aldeia de pescadores, a escola municipal em Pedra de Guaratiba abraçava os estudantes mais carentes da região. Olhar trinta ou quarenta crianças ao mesmo tempo nem sempre é possível. Administrar uma sala de acolhimento com tantos pequenininhos nunca é fácil. Há quem deixe passar o mais quietinho.
Publicidade
Anne Pimentel era o contrário. Além de ceder toda a energia para a meninada, fazia questão de entender os porquês do aluno retraído não participar.
A resposta veio.
Publicidade
Em um evento, perto da praia, o menino puxou a mão da professora e fez a pergunta que é a manchete dessa coluna.
Colocando em pauta o protagonismo do estudante, Anne pesquisou em tudo que era canto e junto de toda a classe construiu um projeto que mostrava aos pais a resposta da questão.
Publicidade
Nas apresentações o mais falante era o menino quieto.
Virou projeto premiado. Discutido em rodas de educadores. Exemplo da força que é o olhar. O escutar. O permitir.
Publicidade
De professora foi caminhando para a Gerência de Educação Infantil, onde ficou de 2010 a 2018.
Ajudou na construção de projetos importantes para a Educação do Rio de Janeiro, como a Jornada Pedagógica da Educação Infantil, mobilizando milhares de professoras, professores, merendeiras...
Publicidade
Em 2019 foi para o Instituto Helena Antipoff, estabelecimento público referência em ensino especializado em Educação Especial.
Quando fui trabalhar na MultiRio, empresa pública de midiaeducação, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, pedi à Anne que fizesse uma palestra para os funcionários sobre o universo da Educação Infantil, tão rico e distante do conhecimento de jornalistas e afins.
Publicidade
Além de preparar uma apresentação impecável e convidar duas colegas para dividir o palco, Anne pacientemente respondeu as mais diferentes perguntas.
Até quem não falava, falou.