Dados de 20 milhões de usuários do Hotel Urbano vazam na deep web  - Reprodução Firefox Monitor
Dados de 20 milhões de usuários do Hotel Urbano vazam na deep web Reprodução Firefox Monitor
Por KARILAYN AREIAS
Os dados de usuários do Hotel Urbano (Hurb), agência de viagens online, vazaram e foram divulgados de maneira gratuita em fóruns da deep web (também conhecida como internet obscura, em que não pode ser acessada por meios convencionais, como os buscadores Google e Bing). A informação foi divulgada, na última segunda-feira (27), pelo site Firefox Monitor, que mostra aos usuários quando suas informações foram vazadas na internet. 
Ainda de acordo com o Firefox, os dados dos consumidores vazaram em 14 de março do ano passado. Entretanto, a vulnerabilidade só foi descoberta e confirmada anteontem (27). Segundo o site, a demora da verificação do vazamento acontece porque nem sempre os dados são divulgados imediatamente após serem coletados.
Publicidade
"Vazamento de dados de site acontece quando criminosos cibernéticos roubam, copiam ou expõem informações pessoais de contas online. Geralmente é resultado de hackers procurando um ponto fraco na segurança do site. Vazamentos também podem acontecer quando informações de contas são vazados por acidente", informa o Firefox.
Entre as informações que vazaram estão senhas, endereços IP, números de telefone, endereços de e-mail e datas de nascimento, além de nomes completos e perfis de redes sociais.
Publicidade
A Hotel Urbano foi fundada em 2011 e atua no setor de vendas online de viagens para o mundo todo. Procurada, a empresa informou que o ataque cibernético aconteceu em um dos parceiros internacionais e que os sistemas do Hurb não foram comprometidos. 
"Desde que tomamos ciência do ocorrido, estamos trabalhando incansavelmente para apurar exatamente qual é a extensão deste incidente. Todos os clientes impactados foram notificados sobre o referido incidente, bem como orientados a tomar medidas preventivas a fim de aumentar a privacidade e segurança de seus dados", diz trecho da nota enviada à coluna. 
Publicidade
Meus dados vazaram. E agora? 
Quando se é vítima de vazamento de dados é preciso tomar algumas medidas. O Firefox recomenda a troca imediata de senhas. Além disso, o site também indica a atualização de outras contas de acesso que têm a mesma senha; o uso de um gerenciador de senhas para ter suas senhas em qualquer lugar; o uso de serviço que oculta seu endereço IP; evitar compartilhar seu número de telefone; evitar usar informações pessoais em PINs; e configurar a autenticação em duas etapas.  
Publicidade
 
Confira a nota do Hurb na íntegra: 
Publicidade
"A proteção dos dados dos nossos clientes é uma das principais prioridades do Hurb e é nosso compromisso adotar todas as medidas que permitam proporcionar uma experiência única, segura e transparente para nossos clientes.
Infelizmente, tivemos conhecimento que um dos nossos parceiros internacionais com quem trabalhamos sofreu um ataque cibernético, e por isso, alguns dados pessoais de usuários Hurb cadastrados até fevereiro de 2019 foram expostos indevidamente. É importante ressaltar que os sistemas do Hurb não foram comprometidos.

Desde que tomamos ciência do ocorrido, estamos trabalhando incansavelmente para apurar exatamente qual é a extensão deste incidente.

Todos os clientes impactados foram notificados sobre o referido incidente, bem como orientados a tomar medidas preventivas a fim de aumentar a privacidade e segurança de seus dados.

Ademais, o Hurb disponibilizou aos seus clientes, além do atendimento via telefone ou chat 24 horas por dia, um canal exclusivo para questões relacionadas ao ocorrido através do e-mail dados@hurb.com.

Por fim, ressaltamos que transparência é um dos nossos principais valores e reforçamos nosso compromisso em apurar todos os fatos e de sempre fazermos de tudo para proteger a segurança e privacidade dos nossos clientes. Seguimos com o nosso propósito de colocar pessoas em primeiro lugar." 
Publicidade
 
*Matéria atualizada às 14h25 para inclusão do posicionamento do Hurb