Por

Começamos a Quaresma com a Quarta-Feira de Cinzas, tempo de penitência e de renovação interior preparando-nos para a Páscoa do Senhor. Ao iniciar nossa caminhada quaresmal, somos, neste primeiro domingo, convidados a enfrentar e vencer tentações.

Voltar o coração a Deus, converter-se, significa estarmos dispostos a empregar os esforços para viver como Ele espera que vivamos. Jesus procura em nós um coração contrito, conhecedor das suas faltas e pecados, disposto a eliminá-los. Converter-se quer dizer procurar novamente o perdão e a força de Deus no sacramento da reconciliação e assim recomeçar.

Devemos viver com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração. Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Na quaresma devemos intensificar a vida de oração pessoal e comunitária. É um bom momento para começar a prática de rezar em família. Pela oração entramos em sintonia com Deus e discernimos sua vontade.

O jejum e a abstinência são gestos exteriores que expressam nosso esforço de abertura à conversão e mudança interior. Na quaresma, somos chamados também ao exercício da caridade fraterna e solidariedade com os irmãos. Caridade que se expressa, sobretudo, através da esmola. A partilha dos bens materiais é um gesto de caridade cristã que enobrece o ser humano.

Que Deus nos ilumine neste tempo que se inicia, para que possamos cumprir com nossos propósitos para termos um coração cada dia mais preparado para o Senhor. Vamos aproveitar a oportunidade para viver essa conversão!

Você pode gostar
Comentários