Por O Dia

São muitas as oportunidades que temos de nos prepararmos para Páscoa, especialmente através do jejum, oração e esmola. Também para nos ajudar neste tempo quaresmal, o Papa escreve uma mensagem, que este ano foi retirada do Evangelho de Mateus: "Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos". Vale uma reflexão sobre o texto do Papa Francisco. Ele adverte para as inúmeras formas que os falsos profetas podem assumir em nosso meio sem que a gente perceba. Aqueles que se aproveitam das emoções humanas para escravizar as pessoas e levá-las para onde querem.

O Papa alerta também aqueles que buscam um prazer de poucos instantes e que confundem com a felicidade. Quantas pessoas vivem fascinadas pela ilusão do dinheiro, quando este, os torna escravos do lucro ou de interesses mesquinhos! Quantos vivem pensando que se bastam e caem vítimas da solidão! Outros falsos profetas oferecem soluções imediatas, mas estas são remédios ineficazes: a quantos jovens se oferece o falso remédio da droga, de relações passageiras, de lucros fáceis mas desonestos!

Quantos acabam enredados numa vida virtual, onde as relações parecem simples e ágeis, mas revelam-se sem sentido! Estes impostores, ao mesmo tempo que oferecem coisas sem valor, tiram a dignidade, a liberdade e a capacidade de amar. Se caímos no papo dos falsos profetas, saibamos que a Igreja nos oferece, na Quaresma, o remédio. Dedicando mais tempo à oração, possibilitamos ao nosso coração descobrir as mentiras secretas, com que nos enganamos para procurar finalmente a consolação em Deus.

A prática da esmola liberta-nos da ganância e ajuda-nos a descobrir que o outro é nosso irmão: que aquilo que possuo, nunca é só meu. Por fim, o jejum desperta-nos, torna-nos mais atentos a Deus e ao próximo, reanima a vontade de obedecer a Deus. Que vivamos verdadeira Quaresma, livre dos falsos profetas e cheios das bênçãos de Deus!

Você pode gostar
Comentários