Por Padre Omar

Como não amar o Papa Francisco? Independente de religião, todos admiram o modo como ele encara as dificuldades do mundo. O Papa que impulsionou um novo espírito missionário através do seu incansável desejo de estabelecer a cultura do encontro.

Foi no mês de março que o sorridente cardeal Jorge Bergoglio havia se tornado, então, Papa Francisco, o 266º sumo pontífice da Igreja Católica. "Parece que meus colegas foram buscar um papa no fim do mundo", disse ele, em referência à sua Argentina natal.

INEDITISMO

Sua eleição foi repleta de ineditismos. Pela primeira vez, a Igreja Católica tem um líder latino-americano. Pela primeira vez, um jesuíta.

E, pela primeira vez, alguém adotava o nome Francisco sugestão dada pelo seu colega brasileiro, o Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, que pediu a ele que não se esquecesse dos pobres.

PERSONALIDADE CARISMÁTICA

Passados cinco anos, o Papa imprimiu à instituição uma personalidade mais carismática, além de se envolver em questões mundiais urgentes: publicou uma encíclica em defesa da ecologia e fala com frequência em defesa dos refugiados.

Francisco trouxe para a Igreja uma visão revigorante. Ele tenta atrair as pessoas para a mensagem primordial: uma Igreja que espalha a boa-nova de Jesus por meio do encontro, do diálogo e do testemunho. Francisco é um pastor com cheiro de ovelhas.

Ele quer transmitir ao mundo a ideia de que o papa é um líder, mas que está junto ao seu povo. E para estar junto é preciso viver com simplicidade, como vivem as pessoas mais humildes, e falar diretamente, olho no olho.

VIAGENS

Até agora foram 17 viagens internas na Itália e 22 viagens internacionais nas quais visitou 31 países - entre eles o Brasil. Devoto de São José, o Papa Francisco já revelou que quando tem um problema ou uma dificuldade, escreve em um papelzinho e o coloca embaixo da imagem de São José Dormindo, para que ele sonhe sobre isso.

Isso significa: para que ele reze por este problema. Nesta semana em que o Papa completou cinco anos de pontificado, na véspera da Solenidade de São José, vamos rezar pelo Papa, pela Igreja no Brasil e no mundo.

Amém!

Você pode gostar
Comentários