Por O Dia

Estamos vivendo o tempo pascal, a primavera espiritual, ou seja, os cinquenta dias da Páscoa a Pentecostes que se revestem de alegria profunda e verdadeira nos nossos corações. Vamos nos reunir novamente com os nossos familiares e amigos para fazer festa.

Porque a fraternidade é o fruto da Páscoa de Cristo que, com a sua morte e ressurreição, derrotou o pecado que separava o homem de Deus, de si mesmo e de seus irmãos.

Tempo Pascal é tempo de esperança alicerçada na Ressurreição de Cristo. Não podemos jamais desanimar. A vitória de Cristo já é, irrevogavelmente, a nossa vitória! Vitória da graça sobre o pecado e a inauguração de um novo tempo de vida plena e vida eterna.

Tempo de esperança e de paz. Jesus abateu o muro de divisão entre os homens e restabeleceu a paz, começando a tecer a rede de uma nova fraternidade.

É muito importante neste nosso tempo redescobrir a fraternidade, assim como era vivida nas primeira comunidades cristãs. Não pode haver verdadeira comunhão e um compromisso em favor do bem comum e da justiça social sem a fraternidade e a partilha.

Sem partilha fraterna não se pode realizar uma autêntica comunidade: há somente um conjunto de indivíduos movidos pelos próprios interesses. Eis o motivo porque não podemos nos fechar em nosso privado, em nosso grupo, mas somos chamados a ocupar-nos do bem comum, a cuidar dos irmãos, especialmente dos mais frágeis e marginalizados.

Somente a fraternidade pode garantir uma paz duradoura, derrotar as pobrezas, superar as tensões e as guerras, extirpar a corrupção e a criminalidade.

Como é bom fazer o bem, incluir o outro em nossa vida e partilhar! Nesse tempo pascal, peça a graça de ter mais atenção com o próximo. Não se deixe levar pela correria do dia-a- dia e se contaminar com a cultura do descartável.

Vivamos com intensidade cada momento e que a fraternidade e a comunhão se tornem o estilo de vida e alma das nossas relações.

Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e facebook.com/padreomarraposo

Você pode gostar
Comentários