Por Padre Omar

Hoje a Igreja celebra São Francisco de Assis, um santo de muitas virtudes, modelo para todo cristão. São Francisco é admirado por sua humildade, a atenção com os mais pobres e pela paz interior que tanto buscava. Este santo do amor fraterno, da simplicidade e da alegria, que inspirou o Papa Francisco a escrever a encíclica "Laudato si", volta a inspirá-lo em uma nova encíclica dedicada à fraternidade e à amizade social.

Com efeito, São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto aos pobres, abandonados, doentes, descartados.

Com a nova encíclica "Fratelli Tutti", o Santo Padre reforça o desejo de que, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade. Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente, precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente.

A pandemia do coronavírus despertou a consciência de sermos uma comunidade mundial que viaja no mesmo barco, onde o mal de um prejudica a todos. Recordamo-nos de que ninguém se salva sozinho, que só é possível nos salvar juntos. Com a tempestade, caiu nosso egoísmo e ficou descoberto, uma vez mais, esta pertença comum a que não nos podemos subtrair: a pertença como irmãos. São Francisco de Assis, rogai por nós!

Você pode gostar
Comentários