Vendas de games aumentam durante isolamento social

Vendas de jogos, hardware e acessórios tem aumento de 73% em relação ao ano de 2019

Por Caio Hansen

Mercado de games cresce durante pandemia
Mercado de games cresce durante pandemia -
A pandemia do coronavírus (Covid-19) pegou o mundo todo de surpresa. Com o isolamento social sendo o principal método para evitar o contágio, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo se viu tendo seu lazer restringido. Não dá pra ir ao barzinho com os amigos, assistir um filme no cinema, ou curtir aquele showzinho no fim de semana.

Por consequência desse tempo maior em casa, o consumo de Netflix, e outros serviços de streaming, aumentou consideravelmente. O YouTube também se beneficiou com todos os músicos querendo fazer suas próprias lives, e o mercado de games teve um crescimento considerável.

No mês de abril, os gastos com novos jogos, hardware, acessórios e cartões de jogos atingiram 1,5 bilhão de dólares nos EUA, de acordo com a empresa de rastreamento da indústria The NPD Group. Isso corresponde a um aumento de 73% em relação ao ano de 2019. "Este é um novo recorde em gastos relatados para um mês de abril, eclipsando o 1,2 bilhão de dólares gerado em abril de 2008", disse Mat Piscatella, analista da NPD.

O desempenho das vendas em março e abril impulsionou o ano de 2020. "No ano de 2020, os gastos monitorados com hardware, software, acessórios e cartões de jogos de videogame chegaram a 4,5 bilhões de dólares", disse Piscatella. Um aumento de 12% quando comparado a um ano atrás.

Em março, a plataforma online de games Steam registrou seu recorde com 18.801.944 jogadores online simultaneamente, batendo sua própria marca de 18.537.490 em janeiro de 2018.
 
 
Outra empresa de games beneficiada durante a pandemia foi a Twitch - serviço de streaming de games pertencente à Amazon - que pela primeira vez, desde que estreou em 2012, alcançou três bilhões de horas assistidas no primeiro trimestre de 2020.
Animal Crossing: New Horizons é o segundo jogo mais vendido do ano até o momento - Divulgação
E a procura por jogos não fica restrita aos digitais. A Nintendo registrou baixa em seu estoque do console Nintendo Switch. Por conta do surto do vírus, a produção foi comprometida e atrasos já foram anunciados. Os preços, nas poucas lojas que ainda possuem o console, já estão nas alturas. Isso não impediu que um de seus jogos, Animal Crossing: New Horizons, fosse o segundo jogo mais vendido do ano até o momento, segundo a NPD.
O mercado promete aquecer ainda mais. Novos gamers estão surgindo e antigos retornando. Os videogames tem feito um papel social fundamental na hora de entreter e aliviar o peso dos dias difíceis que estamos vivendo, e a indústria vai tirar cada vez mais proveito disso. Fique ligado na coluna Gameplay para mais novidades sobre o assunto.

Galeria de Fotos

Mercado de games cresce durante pandemia Wentao Li
Animal Crossing: New Horizons é o segundo jogo mais vendido do ano até o momento Divulgação

Comentários