Plenário da Câmara do RioRenan Olaz/CMRJ

Um áudio de Lindbergh Farias (PT) botou fogo no Palácio Pedro Ernesto nesta quarta-feira (08). O vereador convocou servidores a comparecerem à Casa hoje para protestarem contra a votação da Lei Orçamentária Anual de 2022. Segundo ele, haveria uma "tentativa de fraude" em relação à emenda — anunciada na semana passada — que garantiria a servidores do município a recomposição das perdas da inflação de 2021.
"Eis que, misteriosamente, aparece no Diário Oficial de hoje uma correspondência dizendo que houve uma incorreção, que essa emenda não foi aprovada porque os vereadores Márcio Ribeiro e Célio Lupparelli votaram contra", diz ele, acrescentando ter participado da reunião e visto o texto ser aprovado por unanimidade.
 
Na sessão de terça-feira (07), o presidente da Câmara, Carlo Caiado (DEM), chegou a anunciar que o PLOA seria votado hoje. No entanto, desde esta manhã, já se sabia que o projeto não chegaria ao plenário durante a tarde, pois o parecer da Comissão de Orçamento teria sido impresso com erros. Já há um ofício avisando que haverá republicação.
No momento, os vereadores estão reunidos para tentar baixar a temperatura — além de chegar a um acordo sobre quando o PLOA será incluído na pauta.