Prefeitura do Rio: servidores participam de curso de extensãoDivulgação

Servidores que estão na ponta, atuando com quem mais precisa de ajuda nesses tempos bicudos, estão tendo aulas de temas como vulnerabilidade, violação de direitos, políticas sociais, relações raciais e de gênero, e população de rua. A Secretaria Municipal de Assistência Social fechou uma parceria com o IFRJ para criar um curso de extensão sob medida. A primeira turma, que vai até janeiro, é formada por 59 educadores sociais de Creas, Casas Vivas e centros de acolhimento. "São profissionais que estão nas ruas atendendo à população vulnerável. Quanto mais qualificados forem, melhor o resultado da política de Assistência Social", diz Laura Carneiro. Em outra ponta, a prefeitura quer atrair pessoas de fora dos quadros para uma experiência no serviço público. A Fundação João Goulart, da Secretaria de Fazenda e Planejamento, vai receber um aporte de R$ 4,6 milhões para um programa de intercâmbio, com bolsas mensais de até R$ 3,5 mil, por um ano e meio.
 
A reforma eterna do Palácio Capanema

Projeto do Gustavo Capanema Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Machado Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani VasconcellosIPHAN

Quem passa pela Avenida Graça Aranha não aguenta mais ver os tapumes em volta do belíssimo Palácio Capanema — em obras há sete anos. O deputado Júlio Lopes (PP) faz parte desta turma, e encaminhou um requerimento de informações ao ministro do Turismo, Gilson Machado, pedindo explicações sobre a demora para a conclusão da reforma, bem como o valor investido.
Tchau, mosquitos!
Os moradores do Recreio estão comemorando a redução dos mosquitos. Lideranças locais vêm atuando com os Guardiões do Rio e com a Rio Águas na redução das gigogas, um indicador de poluição, que cobriam a Lagoinha das Taxas.
Pesca de obras nas lagoas de Maricá
A deputada Zeidan (PT) levou o presidente do Inea, Filipe Campello, para a sua Maricá. Ela queria que ele visse de perto as condições do sistema lagunar: os pescadores estão ansiosos por uma dragagem, para desassorear a área.
Picadinho
O Museu de Arte do Rio (MAR) vai receber, na tarde de amanhã, o lançamento do projeto Sotaque Carregado Artes, do ativista cultura DJ MAM.
Hoje (às 20h) e amanhã (às 18h), a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta no Teatro de Câmara da Cidade das Artes.
Vai até o dia 20 o 5º Festival de Cinema de Esportes no CCBB. Ao todo, são 21 filmes com entrada franca.
O premiado ator, diretor e produtor Rogério Fróes vai dar nome ao palco Teatro de Arena Elza Osborne, em Campo Grande, onde o artista morou. A homenagem acontece amanhã.