PSOL Popular, de Guilherme Boulos e Renata Souza, vai cuidar da tesouraria no RioDivulgação

Depois de perder sua estrela no Rio para o PSB, o PSOL quer mostrar que está aberto ao diálogo. Na posse da nova Executiva Municipal, na segunda-feira (21), estão confirmadas as presenças de representantes de PT, PCdoB, PDT, PSB e Rede. Se hoje o discurso é o da busca por estratégias conjuntas para enfrentar os desafios, em 2020, a candidatura de Marcelo Freixo à prefeitura naufragou justamente porque a legenda não queria uma coligação mais ampla — e o campo se dividiu entre Renata Souza (PSOL) e Benedita da Silva (PT). O novo presidente, Juan Leal, é da mesma corrente que já estava no comando, a Insurgência. O grupo, no entanto, precisou se aliar a outros minoritários para manter o poder. A chapa mais votada foi a PSOL Popular, que tem como expoente nacional Guilherme Boulos e, no Rio, Renata Souza e a vereadora Thais Ferreira. Os votos individuais não foram suficientes para garantir o volante — mas a turma conquistou a estratégica tesouraria.
 
Recursos do estado para prevenção de enchentes

Deputada estadual Zeidan (PT)Divulgação

Após a tragédia de Petrópolis, a deputada Zeidan (PT) vai oficiar o governo, cobrando explicações sobre o (não) cumprimento da Lei 8.148/2018, de sua autoria. A medida prevê que o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social seja usado naprevenção de enchentes e no monitoramento de chuvas, além de dar suporte a programas habitacionais e de saneamento.
UFRJ e prefeitura unidas na cultura
Estudantes e servidores da UFRJ vão poder atuar em espaços culturais da cidade do Rio, como museus, centros, teatros, lonas, arenas e bibliotecas. As inscrições para a chamada públicas estão abertas até o dia 31 de março. A parceria com a Secretaria Municipal de Cultura tem o objetivo de promover intercâmbio cultural de maio a outubro. São cem vagas para estudantes, e 30 para docentes e técnicos-administrativos – os selecionados poderão ganhar ingressos.
Conservação de rios garantida
A prefeitura liberou R$ 8,4 milhões para o programa Guardiões dos Rios, criado em 2003 por Luiz Carlos Ramos. Pelo projeto, agentes comunitários atuam na limpeza dos canais.O trabalho chegou a ser interrompido na gestão Crivella, e voltou com o nome "Conservando Rios". Na nova administração Paes, o antigo título foi retomado.
Picadinho
Até o dia 23, o projeto "Helping Hands", do Ibeu, arrecada doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis. As unidades e os horários de funcionamento estão no site.
Hoje, às 11h30, o Favelivro inaugura a Biblioteca Thalita Rebouças. A nova unidadeé no Complexo do Alemão.
O Programa Favela com Dignidade acontece, hoje, das 8h30 às 15h,na comunidade Novo Rio, no Gardênia, em Jacarepaguá.
No dia 23, às 9h, o Cremerj vai homenagear o chefe de cirurgia do Hospital Icaraí, de Niterói.No fim de janeiro, Leandro Crespo, salvou a vida de uma menina mordida por um tubarão.