Técio Lins e Silva, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)DIVULGAÇÃO

Atualização em 17/03, às 13h55, com nota de Rita Cortez e correção de informação. Originalmente, a nota dizia que ela já seria ex-presidente do IAB, mas a posse de seu sucessor será apenas em abril.
A advocacia está em polvorosa. Como se não bastasse a votação, hoje, dos aspiras a desembargadores pela regra do quinto constitucional, a passagem de bastão no Instituto dos Advogados Brasileiros deu bafafá. Com chapa única, o dia deveria ser tranquilo. Mas o renomado criminalista Técio Lins e Silva ficou indignado ao ver que, prestes a deixar o cargo, a futura ex-presidente do IAB, Rita Cortez, foi uma homenagem a Felipe Santa Cruz. Ela vai entregar uma medalha ao pré-candidato ao governo pelo PSD amanhã, sendo que a posse de seu sucessor será no começo de abril. A mensagem com as críticas de Técio pipocou nos celulares. "A antiga direção teve quatro anos para celebrar o então presidente nacional da OAB. Por que fez isso só agora? A academia não pode se transformar em trampolim político", disse ele à coluna. Segundo o IAB, a escolha do destinatário da Medalha Luiz Gama é uma prerrogativa da presidência, "que pode fazer a entrega, conforme previsão estatutária, a qualquer momento do seu mandato".
Em nota, a advogada trabalhista lamenta o que chama de "críticas infundadas" do colega. Leia abaixo a íntegra:
“A homenagem a Felipe Santa Cruz, prestada por mim, como presidente que ainda sou do IAB, é a mesma dedicada a outros ex-presidentes da Ordem, como Marcos Vinícius Furtado Coelho e Cláudio Lamachia. Também foi agraciado o atual presidente da OAB-RJ, Luciano bandeira. Outros homenageados foram ex-presidentes do IAB, como o criminalista Técio Lins e Silva.

Todos prestaram grandes serviços à advocacia nas suas respectivas gestões. A medalha Luís gama, que já teria que ter sido entregue a Felipe em 26 de janeiro, é concedida aos defensores da ordem constitucional, da democracia e das liberdades, bem como aos que dignificaram e valorizaram a advocacia através do exercício da representação de classe. É lamentável haver críticas infundadas. Espero que não estejam pautadas em ressentimentos meramente pessoais.

O destino que Felipe vai tomar após a gestão dele não diminui os bons feitos para a nossa classe. Pelo contrário. Precisamos de pessoas com boas intenções não só na política da ordem, mas nós cargos de decisão em geral. É errado criminalizar a política. Que as boas pessoas tenham cada vez mais estímulo para tentar os cargos de direção em nosso estado e em nosso País."
Movimentos no tabuleiro dos advogados
Se no Instituto dos Advogados Brasileiros a chapa esquentou, na Ordem, a temperatura também não é das mais amenas. Embora o mandato de Luciano Bandeira só termine em 2024, a disputa futura é assunto das rodinhas. E além da vice-presidente Ana Teresa Basílio e da ex-presidente do IAB, Rita Cortez, o pessoal também está acompanhando de perto os movimentos de Flávia Pinto Ribeiro, que chegou agora e já sentou na janelinha. Ela foi eleita presidente da prestigiada Comissão da Mulher da OAB-RJ.
Picadinho
Ana Maria Ferreira e Beatriz Ohana fazem, hoje, às 20h, o masterclass "Os 4 segredos para emagrecer", com inscrições via: http://bit.ly/OS4SEGREDOSPARAEMAGRECER
A Secretaria de Juventude abre, no sábado, de 9h às 14h, inscrições presenciais para cursos do Emprega JUV.
Hoje, às 19h, o cantor Valério Araújo faz um tributo a Cazuza, no Américas Shopping, no Recreio, com entrada gratuita.
Pelo Dia do Contador de Histórias, o Teatro da Caixa Nelson Rodrigues recebe 28 apresentações com tapetes, bonecos de pano, bordados e livros, de 19 de março a 10 de abril.
Deixando a marca na Seap em ano eleitoral

Rio de Janeiro - 03/09/2021 - CIDADE/ RIO / POLICIA / DOMINICAL/ - Entrevista com o novo Secretario de administracao Penitenciaria o Delegado Fernando Veloso Foto : Fabio Costa/ Agencia O DiaFabio Costa/Agencia O Dia

Mesmo ainda não decidido se vai ser candidato, Fernando Veloso quer deixar sua marca na Seap. Hoje, a pasta anuncia a primeira Escola de Inteligência Penitenciária do Brasil, para capacitar profissionais da área, ajudando na criação de políticas públicas na segurança pública. Além disso, agora, o acesso ao Complexo de Gericinó será por QR Code para facilitar a inspeção de veículos na portaria.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.