Na foto: Rafael Aloisio Freitas, 1º secretário da Câmara, Rodrigo Sabatini, Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, e Carlo Caiado, presidente da CâmaraEduardo Barreto / CMRJ

Nesta quarta-feira (04), o Palácio Pedro Ernesto recebeu a certificação do Instituto Lixo Zero Brasil pela destinação adequada dos resíduos produzidos no prédio histórico — que passaram a ser destinados para reciclagem ou compostagem. Assim, foi concedido ao Palácio o prestígio de se tornar o primeiro prédio público brasileiro a receber o certificado.
O projeto está em andamento desde junho do ano passado, quando o presidente da Casa, Carlo Caiado (sem partido), fechou um compromisso com o Instituto. Ele implementou a instalação de separadores de resíduos e a realização de campanhas e capacitações junto aos funcionários. Quando a auditoria constatou que 91% dos resíduos produzidos no prédio efetivamente tinham sido destinados para reaproveitamento, foi garantida a certificação.
Caiado reiterou: "Isso nos deixa muito felizes por cumprir esse compromisso em defesa do meio ambiente, da nossa cidade. Essa Casa tem que demonstrar que está fazendo sua parte e que a educação ambiental é fundamental".