Prefeitura do Rio de Janeiroreprodução

Um ano e meio depois de implementar o primeiro sistema municipal de integridade pública em nomeações, a Prefeitura do Rio fez algumas mudanças. Um decreto da Secretaria de Governo publicado na quinta-feira (4) reservou o procedimento mais exaustivo (em todos os sentidos) apenas para quem está no topo da cadeia alimentar, e com caneta na mão: secretários, coordenadores — toda a turma de DAS-10 para cima. Também acabou a exigência de algumas certidões que demoravam até duas semanas para serem expedidas. Por outro lado, foi contratada uma plataforma de investigação de dados públicos que faz em minutos o que o pessoal demora horas (se não dias) para fazer na munheca. Os testes já devem começar na segunda-feira (8) — fornecendo informações como participação societária, graus de parentesco, etc. Ao fim e ao cabo, as autodeclarações ganharam mais valor. Afinal, são documentos com fé pública, e mentir em um documento desses... é crime.
 
História revisitada
O vereador — e historiador — Chico Alencar lança hoje “Independência e vida”. No Bicentenário do grito do Ipiranga, as 112 páginas desmistificam a imagem de Dom Pedro I e a pompa imortalizados no quadro de Pedro Américo.
 
Torpedo com nome e sobrenome
Clarissa Garotinho (União) aproveitou a entrevista ao jornalista Marlon Brum, do Estúdio B, para cair em cima do desafeto Rodrigo Bacellar (PL). A pré-candidata ao Senado botou no colo do político o escândalo do Ceperj. 
Leia abaixo, na íntegra, nota oficial do deputado Rodrigo Bacellar:
"Nunca tive ingerência no Ceperj, eu não pratico ilegalidades na minha vida pessoal e pública. Gostaria de reiterar que na democracia o ônus da prova cabe ao acusador. Eu tenho a consciência tranquila, convicto de que a verdade sempre prevalece. Até porque é a família Garotinho que está acostumada com presídios e condenações, transitadas e julgadas, inclusive. Lembro ainda que denegrir imagens, imputar crimes sem comprovação, corresponde a injúria, calúnia e difamação".
Picadinho
O presidente da Riotur, Bruno Mattos, vai receber a Medalha Pedro Ernesto por seu trabalho à frente da estatal na sexta-feira (12).
O curso de Administração de Empresas no Campus Barra da FGV já estará no vestibular deste ano, com 30 vagas.
O envelhecimento e o amadurecimento do artista são temas de "Esperando Beltrano", que estreia no Sesc Copacabana no dia 11.
A Marcha do Orgulho LGBTQI domingo em Niterói vai ter em um dos carros a autora do Prêmio Cidadania, Diversidade e Respeito da Alerj, a deputada estadual Enfermeira Rejane.