Locações da primeira metade de 2021 foram concluídas em um prazo seis dias menorFreepik

Hoje a coluna trouxe um levantamento da plataforma QuintoAndar que mostra os bairros onde os imóveis são alugados mais rapidamente no Rio. Os campeões estão nas zonas Oeste e Norte da cidade. Em primeiro lugar está o Recreio dos Bandeirantes, com 60,14%, em seguida aparecem Jacarepaguá (58,73%), Freguesia (49,74%), Pechincha (49,67%) e Irajá (49,16%).
"Desde o início da pandemia, observamos crescimento nas buscas por imóveis mais afastados do centro", conta José Osse, head de Comunicação da empresa. Para ele, esse comportamento é causado em parte pela necessidade de as pessoas economizarem e pelo interesse em imóveis maiores, já que o home office, um dos efeitos da Covid-19, foi adotado por várias empresas. A análise do executivo é reforçada por outro dado da pesquisa, indicando que apenas as unidades de um quarto não recuperaram o mesmo nível de antes da pandemia. Ou seja, os usuários da plataforma estão dando preferência a imóveis maiores, o que diminuiu a demanda pelos menores
Publicidade
Além de apontar as regiões com mais liquidez, o estudo diz ainda que as negociações foram 11% mais rápidas no primeiro semestre deste ano do que estavam nos seis últimos meses de 2020. Isso significa que as transações da primeira metade de 2021 foram concluídas em um prazo seis dias menor do que a média registrada no semestre imediatamente anterior.
Outra pesquisa, desta vez da Apsa, mostra que o Recreio também se destacou com uma das menores taxas de vacância do Rio de Janeiro, em junho (5,4%). O levantamento da administradora afirma que a quantidade de imóveis alugada no mesmo mês teve crescimento de 158,3% com relação a junho de 2020, quando o mercado estava mais parado. Com relação a maio de 2021, o aumento é de 19,2%.

Dicas para aumentar as chances de locação

Com o cenário favorável, a compra do imóvel com a finalidade de locação também vale a pena. Neste caso, a diretora da JB Andrade, Solange Portela de Andrade, dá algumas orientações para quem deseja alugar com mais agilidade. "Deixar o ambiente pintado, limpo e com um cheirinho agradável de um difusor causa sempre boa impressão nas visitas dos interessados. Imóvel que está muito tempo fechado, por exemplo, costuma ter cheiro de mofo, por isso, é importante investir nesses pequenos detalhes. Pode parecer uma bobagem, mas faz toda a diferença", observa. Confira outras dicas da executiva:
  • Atualize a pintura para modernizar e higienizar o ambiente. O cinza é hoje a cor da moda ou o branco que é clássico.
  • Aquela tábua corrida cansada ganha fôlego com um verniz. Outra sugestão é trocar o antigo por um novo (piso sobre piso), que é rápido e menos custoso. Já os pisos da cozinha e do banheiro ficarão novinhos em folha com porcelanato líquido ou com epóxi.
  • Azulejos antigos? Epóxi neles! O mercado oferece diversas opções de cores para a cobertura.
  • Luminárias: aposte num modelo simples, mas moderno. Um plafon quadrado é uma boa opção e tem um preço acessível.
  • Interruptores: você pode trocar por modelos mais modernos ou até pintar os antigos com spray.
  • Troque os vasos sanitários. Causa uma ótima impressão visitar um banheiro que tem louças modernas e com cores clean.
  • Vale a pena trocar aquele blindex escuro do banheiro que causa uma impressão não muito boa.
  • Nos armários do banheiro e da cozinha, é possível fazer muitos ajustes, entre eles trocar prateleiras danificadas e ferragens oxidadas, forrar ou pintar as gavetas, trocar ou pintar os puxadores e as portas da frente do armário com uma cor que transforme e valorize o visual. Aposte em tons como branco, cinza, azul ou verde.
  • É imprescindível uma revisão das partes elétrica e hidráulica, além do aquecedor, para deixar tudo seguro e funcionando perfeitamente.
  • E já faz algum tempinho que o ar condicionado do tipo Split faz parte do “kit locação”. O locatário não quer despender tempo e nem ter esse custo com a compra e a instalação dos aparelhos.