Por O Dia

Rio - O Brasil despertou para a solução de conflitos extrajudiciais no que diz respeito ao direito do consumidor. Especialistas apontam o novo Código de Processo Civil (CPC) e a Lei 13.140, de 2015 (conhecida como lei de mediação), como o verdadeiro marco zero da solução extrajudicial. O novo CPC incluiu nada menos que 20 artigos sobre mediação, entre eles, um código que dá ao juiz plenos poderes para tentar a mediação e a conciliação antes mesmo do início do processo na Justiça.

Já a lei de mediação define regras básicas para esse tipo de solução, como quem, quando, como e em que condições ela poderá ocorrer. A lei e o novo CPC têm desempenhado um papel decisivo no surgimento e até na ampliação de iniciativas de acordos fora do judiciário. É um passo importante para um país que precisa, urgentemente, entrar na era do diálogo.

 

Difícil falar com a TIM
Publicidade
Desde o dia 2 de abril estou tentando falar com a Tim, pois estou com problemas de conexão. Já liguei de manhã, à tarde, à noite e até de madrugada e ninguém atende! Deixam você esperando por 30, 40 minutos, até que a ligação cai ou você desiste, um completo absurdo! Já enviei dois e-mails, pelo site, também ignoraram. Se puderem me ajudar agradeceria muito, pois é mais fácil falar com o Papa do que com a Tim.
Fernando Pereira Machado, Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro.
Publicidade
O Centro de Relacionamento com o Cliente Tim entrou em contato com o Sr. Fernando Pereira Machado Filho e lamentou o ocorrido, agendando uma visita técnica para que o problema reportado seja solucionado. Cliente confirmou que, após auxílio da equipe técnica, o serviço reclamado voltou a funcionar normalmente.
Assessoria de Imprensa Tim
Publicidade
Só um ônibus
Publicidade
Há 36 anos quando me mudei para Av. dos Mananciais, na Taquara, existia duas linhas de ônibus 601 e 691 e mais uma linha de van que seguia o mesmo rumo do 601 até o bairro da Freguesia. Hoje só temos a linha 601 que roda de uma em uma hora. Precisamos de auxílio, pois estamos ilhados na Taquara sem ter a quem recorrer.
Alexandre Schittini, Taquara - Rio de Janeiro.
Publicidade
A SMTR aplicou, de janeiro até o momento, sete multas ao consórcio responsável pela linha 601 por rodar com frota abaixo do determinado.
Assessoria de Imprensa SMTR
Publicidade
Ligações
Publicidade
Tenho recebido ligações frequentes da operadora de telefonia Oi me oferecendo produtos e serviços dos quais não tenho o menor interesse. Já solicitei que essas ligações parem de ser feitas, mas a perturbação continua.
Tresciliana Senna Moreira, Flamengo - Rio de Janeiro.
Publicidade
A operadora Oi entrou em contato com a cliente, senhora Heloisa (filha da reclamante), e informou que fez o registro como ela solicitou e que até trinta dias ela deixará de receber ligações de telemarketing.
Assessoria de Imprensa Oi
Publicidade
Caixa Postal
Publicidade
Tenho uma linha de celular da operadora Vivo. No serviço de mensagens de voz eles cobram R$ 0,50 por um dia quando você recebe alguma mensagem. Contudo, eles só liberam para ouvir a mensagem após um falatório e de várias ofertas de serviços e produtos que desejam vender. Isso não é um abuso, já que pagamos pelo serviço?
Luiz da Silva, Engenho Pequeno - São Gonçalo.
Publicidade
A empresa informa que desde de 29/1/16 o acesso à Caixa Postal passou a ser cobrado, na ocasião enviou SMS avisando os clientes.
Assessoria de Imprensa Vivo
Publicidade
DÚVIDAS FREQUENTES
Luciana G. Gouvêa
Luciana G. Gouvêafotos Divulgação
Publicidade
O inventário nada mais é que o procedimento para regularizar os bens deixados por uma pessoa que faleceu. Há dois tipos de inventário: extrajudicial, feito em cartório, e o judicial, um processo que ocorre perante o judiciário. Para abertura do inventário vai ser necessário contratar advogado ou acudir-se de defensor público e decidir se o processo correrá com um juiz ou através de escritura pública (no cartório). Além do elevado custo, se o inventário for judicial há risco de levar muitos anos até que a divisão da herança ocorra efetivamente, tanto por conta da lentidão da Justiça, quanto pelas brigas dos interessados. Com isso, os bens acabam sofrendo com o passar do tempo e o patrimônio, que seria herdado, perde valor e deteriora. Há ainda outras complicações quando os herdeiros têm dificuldades para pagar os custos: os honorários advocatícios, as custas judiciais, os emolumentos cartorários e outros. É por esse motivo que a melhor solução ao inventário é a preparação da sucessão dos bens e direitos que se tem ainda em vida.
Você pode gostar
Comentários