José Luís Zamith à direita, ao lado do governador Wilson Witzel - REPRODUÇÃO
José Luís Zamith à direita, ao lado do governador Wilson WitzelREPRODUÇÃO
Por PALOMA SAVEDRA

Rio - A orientação do governador Wilson Witzel ao seu secretariado para o corte de 30% de despesas passará por duas fases. Segundo o secretário de Governança, José Luis Zamith, a primeira etapa é voltada à revisão de contratos com fornecedores. Já a segunda será referente a pessoal. Zamith disse que até amanhã serão informados os detalhes: a promessa é de mudanças na estrutura dos cargos em comissão. 

"Teremos duas fases de corte de despesas. O primeiro momento foi pelo decreto publicado na terça-feira para dar um norte aos secretários, e orientava em relação ao contrato de fornecedores. A outra (etapa) é um programa mais macro, que é a organização dos cargos comissionados", declarou à Coluna.

Ele explicou que os detalhes dessa segunda fase serão comunicados por decreto ou por circular encaminhada à cada pasta: "Ainda estamos fechando isso".

Reunião no dia 12 com a Fazenda

Uma reunião no próximo dia 12, entre ele e o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, também dará o tom de como ficará a estrutura do Estado do Rio em relação aos cargos comissionados (ocupados tanto por servidores estatutários que recebem gratificação, como por funcionários não concursados). Rodrigues vai apresentar algumas medidas para implementar essa mudança.

Na cerimônia de transmissão de cargo que ocorreu ontem, Witzel ressaltou o déficit de R$ 8 bilhões do estado e defendeu, novamente, a tesourada nos gastos. "Vamos racionalizar, reduzir custos... Agradeço à Alerj por manter a calamidade financeira para que possamos cumprir os requisitos constitucionais de investimentos nas áreas da saúde e de educação", disse.

Exonerações: quem está na mira

Nos bastidores, secretários de outras pastas indicaram que devem ocorrer novas exonerações. Na mira estão cargos de assessores especiais, subsecretários e chefes de gabinete. Mas nada que não possa ser revertido depois, ou seja, haver recontratações.

Você pode gostar
Comentários