Por PALOMA SAVEDRA

Os 160 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura do Rio vão receber hoje os salários do mês de dezembro. Como ocorreu com a folha de novembro, mais uma vez não houve antecipação do crédito que ocorre na data-limite, ou seja, no quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado.

E o quinto dia útil está mantido pela prefeitura como data para quitar os vencimentos em todo o primeiro semestre de 2019. O cronograma, abrangendo os salários do mês de janeiro a junho deste ano, foi publicado no Diário Oficial em dezembro do ano passado.

Desde quando publicou o primeiro decreto em dezembro de 2017 que alterou o prazo de pagamentos das folhas salariais, que antes era até o segundo dia útil, que o prefeito Marcelo Crivella não retomou a data antiga. Os servidores insistem em reivindicar a retomada do calendário antigo de depósitos. O município tenta antecipar os salários sempre que a arrecadação permite.

Na internet 

Na página do sindicato (sisejufe.org.br), é possível aderir ao abaixo-assinado. A plataforma chang.org está com o documento contra o fim da Justiça do Trabalho. O objetivo da entidade é pressionar o Congresso Nacional e mostrar à sociedade que a Justiça serve como instrumento fundamental na garantia dos direitos sociais dos trabalhadores.

Mobilização

Além de juízes e advogados, a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que poderá acabar com a Justiça Trabalhista provocou revolta e promessa de mobilização por parte dos servidores do segmento. O sindicato da categoria no Rio (Sisejufe) participa de campanha de adesão a abaixo-assinado contra a possibilidade de extinção da Justiça do Trabalho.

 

 

Você pode gostar
Comentários