Piso regional vai ao plenário da Alerj no dia 19; deputados vão propor aumento

Por PALOMA SAVEDRA

12/02/2019 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS/PARCEIRO - A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em audiência presidida pelo Deputado Estadual André Ceciliano volta a discutir nesta terça-feira (12), o projeto de lei que aumenta a possibilidade de suplentes assumirem o lugar de deputados que estão presos. A Casa está com seis parlamentares a menos, trabalhando somente com 64. Foto: Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
12/02/2019 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS/PARCEIRO - A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em audiência presidida pelo Deputado Estadual André Ceciliano volta a discutir nesta terça-feira (12), o projeto de lei que aumenta a possibilidade de suplentes assumirem o lugar de deputados que estão presos. A Casa está com seis parlamentares a menos, trabalhando somente com 64. Foto: Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia -

Apesar de o governo Witzel ter enviado à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) o texto do piso regional de 2019 sem previsão de aumento — e estipulando congelamento salarial até o fim de 2020 —, deputados se articulam para apresentar emenda com reajuste de, pelo menos, 3,75% (correspondente ao IPCA de 2018, índice oficial da inflação no país). 

Outros querem emendar o projeto com correções maiores, em torno de 5%. Segundo Ceciliano, o projeto irá ao plenário na próxima terça-feira (dia 19) para recebimento de emendas, e a votação está prevista para o dia 26. O piso contempla mais de 100 categorias do setor privado e também influencia algumas do serviço público.

Antes de a proposta chegar à Casa, nos bastidores, a informação era de que o texto determinaria um aumento, ainda que abaixo dos 6,95% reivindicados pelos trabalhadores. Seria proposto cerca de 2% de reajuste, mas o Executivo voltou atrás diante do cenário econômico do estado.

Questionado, o líder do governo, Márcio Pacheco (PSC), confirmou à Coluna que a previsão era sim de que haveria aumento. No entanto, posteriormente, o governo mudou.

Comentários