Guedes: reforma administrativa chega ao Congresso na próxima semana

Ministro da Economia falou em seminário realizado na FGV e defendeu austeridade no serviço público

Por PALOMA SAVEDRA

Ministro da Economia falou em seminário realizado na FGV
Ministro da Economia falou em seminário realizado na FGV -
A PEC (proposta de emenda constitucional) da reforma administrativa - que vai alterar as normas para o setor público - chegará à Câmara dos Deputados na próxima semana. A previsão foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em seminário sobre o pacto federativo realizado na Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo, Zona Sul do Rio. 

Guedes avaliou ainda que o assunto contemplado pela reforma administrativa - que será uma reestruturação do serviço público no Brasil - é “mais fácil” em relação à reforma tributária. Durante o discurso, o ministro voltou a fazer críticas à concessão de reajuste salarial ao funcionalismo, e declarou que o país não se sustenta financeiramente para manter a atual estrutura do setor público. 

“A administrativa é mais fácil. A reforma tributária é mais complexa”, declarou Guedes, acrescentando que, para fechar o texto da PEC voltada ao funcionalismo, a equipe econômica ouviu o presidente Jair Bolsonaro.

O projeto acabará com a estabilidade dos novos servidores - que ainda ingressarem em cargo público. E, segundo integrantes do governo, um pedido feito por Bolsonaro foi para que as regras votadas para os atuais funcionários não sejam afetadas.

A proposta também prevê o enxugamento de carreiras, e deve ampliar o período de estágio probatório (hoje, de três anos).
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários