Rioprevidência é a autarquia responsável pelas aposentadorias estaduais - Reprodução
Rioprevidência é a autarquia responsável pelas aposentadorias estaduaisReprodução
Por PALOMA SAVEDRA
O Rioprevidência, autarquia responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões do estado, avalia a possibilidade de implementar a prova de vida digital. A ideia, segundo o presidente do órgão, Sérgio Aureliano, é seguir o mesmo modelo implementado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em um projeto-piloto que começou no ano passado.
Aureliano ressalta, porém, que por enquanto essa é apenas uma intenção. E que o recadastramento dos inativos e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro segue suspenso em decorrência da pandemia da covid-19.
Publicidade
A prova de vida é um dos mecanismos usados pelo Estado do Rio para o controle da folha de pagamentos, evitando, assim, fraudes e depósitos indevidos. O procedimento é realizado atualmente de forma presencial (ou por procuração em casos específicos) e teve que ser interrompido em março de 2020 - medida que vale até hoje - para não expor os beneficiários a riscos de contaminação.
MODELO É POR BIOMETRIA FACIAL
Publicidade
O INSS lançou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial no mês de agosto, em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Dataprev. Essa primeira etapa englobou cerca de 500 mil beneficiários de todo o país.
O presidente do Rioprevidência declarou que, apesar da intenção de fazer o mesmo em solo fluminense, ainda não há posição da Dataprev. "A gente quer entrar nesse processo junto com o INSS, fazendo um contrato com a Dataprev e utilizando o mesmo sistema (usado pelo instituto)", disse.
Publicidade
Sérgio Aureliano destacou, porém, que não basta apenas contratar o sistema, há ainda alguns passos burocráticos a serem concluídos. "Há medidas que precisam ser feitas", concluiu.