Banhistas podem jogar resíduos recicláveis em seis pontos de entrega voluntária

Projeto de reaproveitamento na orla garante o destino do lixo e ainda rende brindes para banhistas

Por O Dia

lixeiras
lixeiras -

Rio - Desde maio, os postos do Recicla Orla viraram parada obrigatória no calçadão das praias do Leblon e de Ipanema, na Zona Sul. Banhistas podem jogar resíduos recicláveis em seis pontos de entrega voluntária para coleta seletiva.

A leitura de um QR Code permite que o banhista acompanhe o destino do lixo e até ganhe desconto em estabelecimentos parceiros, de acordo com a quantidade de material depositado.

Os coletores recebem papel, papelão, vidro e plástico, vendido para empresas que participam da reciclagem de seus próprios resíduos. Com essa iniciativa, as organizações cumprem o decreto de Logística Reversa, de 2010.

"O Recicla Orla é fundamental porque a praia do Rio é um dos principais pontos turísticos da cidade e o poder público está fraco na coleta", avalia o ecólogo Renato Paquet, presidente da Polen, startup que coordena o projeto. Ele explica que a iniciativa responde a uma demanda dos consumidores de saberem o destino do lixo que reciclam.

Desde o começo do Recicla Rio, a Polen participou de vários mutirões de limpeza das praias em parceria com a prefeitura.

 

Em Roma, garrafas vazias rendem tíquete de metrô

Em Roma, as viagens de transporte inovaram na coleta seletiva. A partir de julho deste ano, cidadãos e visitantes da capital da Itália podem trocar garrafas plásticas por bilhetes de metrô. A ação é parceria da prefeitura com a empresa privada responsável pelo transporte, a ATAC. De acordo com as autoridades, foram arrecadados 60 mil recipientes em duas semanas.

Assim como no Rio, na cidade européia a iniciativa surgiu porque moradores reclamavam da falta de coleta de lixo. Quem quiser depositar, deve levar garrafas vazias e limpas.

Para utilizar, a moeda de troca é simples. Primeiro, o passageiro deve baixar um aplicativo de leitor de código de barras e, a cada garrafa inserida na máquina, ele ganha 5 centavos de crédito. Com 30 garrafas depositadas, ele consegue uma viagem de metrô gratuita.

Comentários