Sri Prem Baba está na Índia desde janeiro para uma temporada de atividades e retiro de silêncio - Foto de Maíra Coelho
Sri Prem Baba está na Índia desde janeiro para uma temporada de atividades e retiro de silêncioFoto de Maíra Coelho
Por MAÍRA COELHO

Rio - O líder humanitário brasileiro e mestre espiritual, Sri Prem Baba, fala sobre o seu propósito de despertar nas pessoas uma nova consciência sobre si mesmas e sobre o planeta. Um olhar sereno, profundo e acolhedor é o cumprimento mais frequente utilizado por Sri Prem Baba. Um gesto silencioso e cativante pelo qual anseiam milhares de pessoas de várias nacionalidades que todo ano viajam para Índia para conviver por até dois meses com o mestre espiritual brasileiro.

A temporada deste ano, que começou em 31 de Janeiro e vai até sexta-feira, reuniu até agora cerca de 20 mil pessoas de 100 países em atividades no Sachcha Dham Ashram e em um retiro de silêncio, ambos na cidade de Rishikesh, no norte da Índia. Ao mesmo tempo em que conduz as pessoas em uma jornada de autoconhecimento, Sri Prem Baba participa ativamente dos debates globais. Recentemente, ele palestrou no seminário internacional Águas pela Paz, evento preparatório do 8º Fórum Mundial da Água, que terminou na sexta- feira em Brasília. Para ele, a água deve ser tratada como uma entidade viva, como muitos povos tradicionais fazem.

Ritual no Rio Ganges tem banho na água após oração e oferta (direita) à deusa Ganga - Foto de Maíra Coelho

“No Brasil, a dificuldade é mostrar o aspecto espiritual, que a água tem alma, que a água é sagrada e que precisa ser respeitada. Na Índia é o contrário, embora a água seja considerada sagrada, pelo rio Ganges ser considerado sagrado, existe uma crença que ele pode receber tudo, inclusive todos os dejetos, todos os lixos, todos os restos de cerimoniais; disse Sri Prem Baba ao receber a equipe de O DIA e o jornalista Felipe de Carvalho em uma luminosa sala do Sachcha Dham Ashram, com vista para o rio Ganges, o principal da Índia.

Cortando a Índia de norte a leste o rio Ganges, com seus 2.525 quilômetros de extensão, sustenta na mesma medida a vida material e a vida espiritual da Índia. Cerca de 500 milhões de pessoas, mais do que o dobro da população brasileira, vivem nas suas margens, dependendo diretamente dele. Além disso, o rio é considerado um portal para a travessia das almas e por isso é o palco de muitos rituais. No entanto, enquanto purificam a si mesmos, os indianos poluem o rio despejando nele todos os objetos sagrados usados nos rituais. Nesse contexto, unir sustentabilidade e espiritualidade é um grande desafio. Mas esse desafio enche de brilho os olhos de Sri Prem Baba.

Dono de uma risada contagiante, que parece reunir o que há de mais sincero nos estilos brasileiro e indiano de sorrir, Sri Prem Baba comenta que todo ano reúne voluntários para um mutirão de limpeza em torno do Ganges. “Eu considero que a espiritualidade precisa se manifestar na prática, através de serviço social, e por isso temos trabalhado em prol das águas, especialmente protegendo o rio Ganges e o rio Yamuna, tentando encontrar caminhos para o problema do lixo, o problema da poluição.”

Milhares de pessoas assistem o aarti, um importante ritual religioso Hindu à beira do rio Ganges em Varanasi - Maíra Coelho

Ao caminhar às margens do rio, Sri Prem Baba lança um olhar de admiração e respeito, e por meio de suas iniciativas tenta atrair mais adeptos à ideia de que manter o rio limpo é um sinal de devoção tão grande quanto os rituais que acontecem há milhares de anos. “É um grande desafio, porque todo o ano a gente chega e vê o mesmo lixo (risadas) mas o trabalho precisa continuar, temos que ter essa disposição de renovar e renovar a intenção”.

Os mutirões de limpeza são apenas parte das muitas atividades desenvolvidas na temporada de Sri Prem Baba na Índia. Por meio de seus ensinamentos, o mestre espiritual brasileiro tenta despertar nas pessoas uma nova consciência, para que cada um encontre seu propósito e possa “aprender a se desidentificar do sofrimento e se identificar com a luz que nos habita”. Para Sri Prem Baba, a nova consciência é um fenômeno global e significa uma nova maneira de viver a vida. Isso implica o surgimento de uma nova educação, uma nova política e uma nova maneira de lidar com a água, com as quais cada um pode colaborar sintonizando com o silêncio interior e com o autoconhecimento.

“Considero que um dos aspectos do meu propósito é criar pontes entre mundos, oriente e ocidente; ciência e espiritualidade. Eu considero que a razão e a intuição são as duas asas que nos permitem voar, que nos permitem transcender nossas limitações. O ocidente se tornou muito racional e carente de intuição. A Índia, eu diria toda a Ásia, é muito intuitiva, mas carente da razão.“

Sri Prem Baba, líder humanitário e mestre espiritual brasileiro, na margem do Rio Ganges, em Rishikesh, norte da Índia - Foto de Maíra Coelho

Falar de razão e sustentabilidade num país como a Índia, no entanto, não é o primeiro desafio de Sri Prem Baba. Responsável pela continuidade de uma importante linhagem de mestres espirituais, Sri Prem Baba é o primeiro iogue ocidental a desenvolver uma forte presença na Índia, que sempre foi o berço de mestres que se aventuraram no ocidente. “Eu faço parte de uma linhagem de Iogues chamada Sachcha. O meu mestre

Maharaj Ji, deixou o corpo em 23 de outubro de 2011 e com isso eu tenho dado continuidade. Essa linhagem estará presente neste mundo enquanto houver sofrimento. Eu levo muito desse saber intuitivo da Índia para o ocidente e trago um pouco da lógica e da racionalidade ocidental aqui para a Índia.”

Seus esforços não passam despercebidos. Em Rishikesh, onde realiza sua temporada, é fácil encontrar retratos dele espalhados pela cidade e olhares de gratidão dos habitantes quando seu nome é mencionado. Sem contar que para Sri Prem Baba, qualquer tentativa de sair da reclusão do Ashram resulta em crianças correndo para abraça-lo. “Temos uma escolinha com 300 crianças que recebem educação, alimento, recebem roupas e todo o tipo de ajuda possível, pois são crianças muito pobres e muito carentes.“

Milhares de pessoas assistem o aarti, um importante ritual religioso Hindu à beira do rio Ganges em Varanasi - Foto de Maíra Coelho

Para o longo trabalho de limpar as águas do rio Ganges, Sri Prem Baba aposta em parcerias com universidades, com jovens, com a mídia, e especialmente com a Ong Ganga Action Parivar, tentando criar campanhas educativas e de conscientização. Já para limpar os corações humanos, ele acredita no poder da gratidão. “Precisamos nos lembrar das razões que temos para agradecer, agradecer o sorriso das crianças, o brilho das estrelas, o perfume e o colorido das flores. A Gratidão é um grande poder da alma, capaz de transformar o sofrimento em alegria”.

Você pode gostar
Comentários