Na Virada Sustentável de 2017, crianças assistiram a peças de teatro com temas ligados à natureza - DIVULGAÇÃO
Na Virada Sustentável de 2017, crianças assistiram a peças de teatro com temas ligados à naturezaDIVULGAÇÃO
Por ANGÉLICA FERNANDES

Rio - Nada melhor do que promover a sustentabilidade colocando a mão na massa. É com esse propósito que o Rio de Janeiro será palco, por quatro dias no início de junho, de uma programação especial gratuita sobre o meio ambiente. A Virada Sustentável, com objetivo de aumentar o engajamento da sociedade para a causa, terá atrações culturais, apresentações musicais, atividades infantis, oficinas, rodas de conversa, além de onze painéis de debate.

Os eventos serão realizados simultaneamente em mais de 80 lugares do Rio. A estreia será dia 7 de junho, com a Regata Ecológica, que fará um mutirão de limpeza na Baía de Guanabara. A ação vai ser coordenada pelo Instituto Rumo Náutico, da família Grael, em Niterói. No mesmo dia, terá um painel sobre 'Igualdade Social', 'Segurança Pública' e 'Mobilidade Urbana' no Museu de Arte do Rio.

Pela Zona Norte, a Virada estará presente com apresentações artísticas, oficinas e rodas de conversa. Na Casa Anitcha, no Grajaú, por exemplo, no dia 9 de junho terão diversas aulas, como a de ecotampas (artesanato com reaproveitamento de tampinhas) e de criação de composteiras. A Casa Gaia, no Méier, será palco de várias palestras. Uma delas sobre gestão de resíduos sólidos no Brasil. O Parque Madureira vai receber o projeto associado 'Corpos (in)visíveis', de exposição fotográfica, com diversas atividades de arte e de conhecimento.

Na Zona Sul, o destaque vai para o Parque das Figueiras, na Lagoa, que será ocupado com eventos desde feira de artesanato até apresentações musicais e atrações infantis, como a recicloteca. Nos Arcos da Lapa será montado um palco que vai receber shows durante a noite. No sábado, dia 9, terá o mutirão Olho D'água para limpeza da horta urbana, além de roda de conversa sobre a importância desse tipo de agricultura nas cidades.

Também terá evento nas unidades do Sesc no interior do Rio, em Niterói e São Gonçalo, com oficinas de reaproveitamento e exposições.

"Escolhemos a semana do Meio Ambiente (o dia mundial é comemorado em 5 de junho) para fazer a Virada no Rio e não é por acaso. A cidade reúne todos os aspectos de sustentabilidade, com a maior floresta urbana, todos os tipos de água (...) e também os desafios, como a desigualdade social", destacou o coordenador-geral do evento, Renato Saraiva. A Virada é definida com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que reúne objetivos como saúde e bem-estar, saneamento, energia limpa e consumo responsável.

PROGRAMAÇÃO
Publicidade
Confira os destaques do evento e saiba mais no www.viradasustentavel.org.br:
7 DE JUNHO
Publicidade
Regata ecológica: mutirão de limpeza na Baía Guanabara, em Niterói
8 DE JUNHO
Publicidade
Museu de Arte do Rio (Centro): painéis 'Parcerias para a Sustentabilidade', 'Águas', 'Novas Economias' e 'Economia Circular'
Morro da Urca (Bondinho): seminários e curta-metragens da Semana do Meio Ambiente da Unirio
Publicidade
Arcos da Lapa: AfroJazz, às 18h, Baque Mulher, às 19h e Pop Banana, às 19h40
Casa Gaia (Méier): doação, troca e plantio de mudas e exposição
Publicidade
9 DE JUNHO
Parque das Figueiras (Lagoa): Feira Colmeia com contação e história para crianças, roda de conversa sobre as águas do Rio e Recicloteca
Publicidade
Paróquia São José da Lagoa: Feira orgânica e oficinas
10 DE JUNHO
Publicidade
Casa Anitcha (Grajaú): Meditação, feira de troca-troca e oficina de clorofila
Casa Naara (Centro): Roda de conversa sobre veganismo e sustentabilidade
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários