Vintes postes foram instalados em ruas da comunidade - DIVULGAÇÃO
Vintes postes foram instalados em ruas da comunidadeDIVULGAÇÃO
Por ANGÉLICA FERNANDES

RIO- A comunidade Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, está mais iluminada. Em parceria com a Brookfield Energia Renovável, a ONG Litro de Luz instalou 20 postes movidos a energia solar nas ruas. As estruturas são feitas de canos PVC, garrafas PET, painéis solares e lâmpadas de LED.

O trabalho foi feito por uma equipe de 43 pessoas: 21 voluntários do Litro de Luz de Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, 7 voluntários convidados e 15 moradores de Jardim Gramacho, que participaram do processo aprendendo a montar, instalar e dar manutenção nos postes.

Desde 2014, o Litro de Luz já impactou a vida de mais de dez mil brasileiros por meio de soluções ecológica e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país.

Criado nas Filipinas, em 2011, o movimento global Liter of Light surgiu inspirado na solução que o mecânico brasileiro Alfredo Moser criou em 2002 para solucionar a falta de luz dentro de casa, composta por garrafas pet abastecidas com água e alvejante, que equivalem a uma lampada de 60 watts.

A Brookfield Energia Renovável, que ajudou no projeto, é uma das maiores geradoras privadas do país, com usinas hidrelétricas, parques eólicos e usinas de cogeração a biomassa.

Você pode gostar