Projeto vai custear famílias de produtores rurais na recuperação de áreas degradas em Petrópolis - DIVULGAÇÃO
Projeto vai custear famílias de produtores rurais na recuperação de áreas degradas em PetrópolisDIVULGAÇÃO
Por ANGÉLICA FERNANDES

Rio - Por conta da estiagem e da degradação ambiental, as margens dos rios de Petrópolis, na Região Serrana, sofrem com erosão do solo e assoreamento. Para reverter esse quadro, duas empresas privadas da região — Cervejaria Imperial e a Águas do Imperador — se juntaram para financiar 50 famílias de produtores rurais de comunidades ribeirinhas que serão responsáveis pelo reflorestamento. No projeto, que começará no mês que vem, os homens do campo vão receber mudas de árvores frutíferas para plantação.

A Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis, que será responsável pela fiscalização do investimento desses recursos, junto com as duas empresas, vão selecionar as famílias. Para entrar no projeto, serão avaliados o estado de regeneração da floresta e a topografia. Bairros que sofrem com a estiagem, como é o caso do Caxambu, durante o período de inverno, serão contemplados. Outra localidade que deve receber o benefício é Bonfim.

"A iniciativa permite demonstrar aos produtores rurais da cidade que é possível associar a produção agrícola deles com a proteção ambiental", destacou o prefeito Bernardo Rossi (MDB).

As empresas irão custear produtores rurais que tenham propriedades próximas a rios, cachoeiras e nascentes, para que façam a recuperação das áreas quando degradadas. A ideia é atender os produtores que estão situados a 100 metros das margens dos rios.

"O principal é o aumento do volume de água nos cursos hídricos e da qualidade da água na região. Além disso, também é uma ação de educação ambiental, que vai estimular a preservação dessas regiões", garante o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, destacando que desta maneira o cuidado da natureza pode gerar renda para os proprietários rurais, sendo uma alternativa de desenvolvimento para a cidade. A quantidade de mudas e o valor do investimento para cada família será definido de acordo com o tamanho da área que o produtor vai recuperar.

 

Ações beneficiam abastecimento d'água

Alvo de preocupação mundial, a crise hídrica, com a crescente demanda por água pela população, exerce pressão sobre os mananciais, localizados, muitas vezes, em áreas rurais.

"Dessa forma, o manejo da água pelo produtor rural é fundamental para a manutenção e abastecimento do recurso. A ideia é sempre trabalharmos juntos, pensando na preservação das áreas verdes de Petrópolis", destacou Renato Couto.

Cássio Roberto de Paula, diretor de operações do Grupo Petrópolis, afirma que a Cervejaria Imperial fará o custeio anual dos produtores, com a premissa de apoiar ações que conservem os recursos hídricos. "Todos nós dependemos da água para viver. Nossa empresa pensa não apenas no agora, mas também, no que a gente vai deixar para o futuro".

Você pode gostar