Mais Lidas

Falta d'água será um dos temas de seminário do Inea

Evento em comemoração do Dia Mundial da Água vai discutirá os recursos hídricos e fiscalização das barragens no Rio. Governador Wilson Witzel e ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles estarão presentes

Por ANGÉLICA FERNANDES

2018-02-06 - D/E Daniele de Souza Ferreira (blusa branca), assistente administrativa do condomínio Prime , em Nova Iguaçu, protesta na porta do prédio com os moradores , que sofrem com  falta d' água e precisam comprar caminhões pipa constantemente.   Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia.
2018-02-06 - D/E Daniele de Souza Ferreira (blusa branca), assistente administrativa do condomínio Prime , em Nova Iguaçu, protesta na porta do prédio com os moradores , que sofrem com falta d' água e precisam comprar caminhões pipa constantemente. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia. -

Para discutir sobre as ações desenvolvidas pelo governo do estado, através da  Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Inea, sobre a proteção dos recursos hídricos fluminenses, nesta quinta-feira, representantes de vários órgãos se reúnem em um seminário que vai celebrar o Dia Mundial da Água. Um dos objetivos é refletir sobre como atuar preventivamente para evitar crises de abastecimento de água, como as que ocorreram em 2013 e 2014, quando os reservatórios localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que abastecem a maior parte da população do estado, atingiram os níveis mais baixos já registrados, por conta da estiagem histórica.

Com o tema 'Um olhar estratégico sobre a segurança hídrica e de barragens', o encontro, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RJ), terá a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o governador Wilson Witzel; a secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro; o presidente do Inea, Claudio Dutra, e o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Claudio de Mello Tavares.

As barragens também estarão no foco do seminário. A Seas criou um Grupo de Trabalho específico para tratar do assunto e trabalha para que os empreendedores cumpram as legislações de segurança de barragem e ambiental. Dentre as instituições que também participarão do seminário estão: a Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O encontro está marcado para 8h45, no Tribunal de Justiça, que fica na Avenida Erasmo Braga 115, Centro do Rio.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários