Por O Dia

Rio - A aplicação de alguns tipos de agrotóxico em plantações de frutas, leguminosas, grãos e hortaliças promove acúmulo de gorduras em células animais. É o que concluiu um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de Ensino Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). A conclusão será o ponto de partida para os pesquisadores saberem quais os efeitos causados em seres humanos em relação a enfermidades como obesidade e diabetes. 

A pesquisa foi feita utilizando células de camundongos, mas, a partir de agora, alguns fatores relacionados aos seres humanos serão analisados. As quatro substâncias verificadas foram: Ametrina, Abamectina, Carbosulfano e Óxido de Fembutatina. Entre as matérias-primas que recebem esses agrotóxicos no plantio, estão, por exemplo, o abacaxi, algodão, banana, melancia e milho.

 

“Os estudos precisam avançar para que possamos afirmar alguma coisa em relação aos humanos. Não vai ser o consumo de uma única banana ou de um prato de arroz com feijão que vai provocar obesidade ou diabetes nas pessoas. Até porque essas doenças são ditas multifatoriais, ou seja, possuem diversas causas. No entanto, a descoberta é um grande passo para entendermos essas enfermidades”, garante a cientista Flora Milton.

Coordenadora do Laboratório Multiusuário de Cultivo de Células e Tecidos Animais (LMCT), Flora Milton gerencia a pesquisa com o professor Leonardo Mendonça, coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina do ISNF. Há uma parceria também com a Universidade de Brasília (UNB).

“O fato de o Brasil ser o maior consumidor de agrotóxicos no mundo foi fundamental na nossa escolha do objeto. Ainda tem muita coisa a ser analisada, mas uma coisa já é certa e nós provamos: esses agrotóxicos acumulam gordura nas células animais, o que pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade e de diabetes. Nossos resultados devem ser considerados na hora de se regulamentar novos produtos, para que possamos, enfim, argumentar através de estudos e provas que esses produtos fazem mal à saúde”, alerta Flora.

 

 

Saiba em que culturas são aplicadas cada tipo de agrotóxico estudado:

- Ametrina: Herbicida utilizado nas culturas de abacaxi, algodão, banana, café, citros, cana-de-açúcar, mandioca, milho e uva.

- Abamectina: Pertence às classes acaricida e inseticida. Usado nas culturas de algodão, alho, batata, cana-de-açúcar, café, cenoura, cebola, citrus, coco, ervilha, feijão, figo, maçã, mamão, manga, melancia, melão, milho, morango, pepino, pera, pêssego, pimentão, soja, tomate e uva

 

 - Carbosulfano: Pertencente às classes acaricida, inseticida e nematicida. Utilizado nas culturas de algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, fumo, milho e soja.

 -Óxido de Fembutatina: Classe acaricida usado em cultura de citros.

 

Você pode gostar
Comentários