Por lucas.cardoso

Rio - A orla, as areias de Ipanema, o Morro Dois Irmãos, o pôr do sol e o vai e vem das ondas. Todos serão apenas coadjuvantes na atenção dos cariocas e turistas quando as primeiras notas do samba suingado de Jorge Ben Jor ecoarem no show gratuito, às 17h, domingo, na Praia de Ipanema (altura do número 716 da Avenida Vieira Souto). “Tocar a céu aberto é diferente. Já realizei algumas vezes e, com certeza, vai ser bacana sentir essa alegria novamente”, diz Jorge Ben Jor.

Jorge Ben JorDivulgação

TURNÊ NACIONAL

A iniciativa faz parte do projeto ‘Nivea Viva’, que, desde 2012, já fez tributo para nomes do quilate de Elis Regina, Antonio Carlos Jobim e Tim Maia, além de estilos musicais como samba e rock. “Foi uma grande surpresa pra mim. A gente nunca espera uma homenagem desse tamanho e dessa importância que a Nivea está realizando pra mim. É muito gratificante e, apesar de surpreso, fico muito feliz”, confessa o sexto homeageado do projeto. O ‘Nivea Viva Jorge Ben Jor’ já teve apresentação em Porto Alegre e, depois do Rio de Janeiro, irá para Fortaleza (7 de maio), Recife (21 de maio), Brasília (11 de junho) e São Paulo (25 de junho).

ACOMPANHADO NO PALCO

O carioca de Madureira não estará sozinho no palco. Além de Ben Jor, a banda mineira Skank e a cantora paulista Céu animarão o público nas areias da praia. “O Skank tem a atitude, o suingue e a mistura que eu gosto, a ousadia que eu gosto”, diz Jorge, que emenda: “A Céu tem uma doçura e uma suavidade na voz marcante, ao mesmo tempo que é algo arrebatador. Uma grande cantora, versátil e afiadíssima.”

Para o homenageado, a escolha dos parceiros foi sensacional, já que ele os conhece há muito tempo. “Conheço o trabalho da Céu e sou amigo de muitos anos da Carolina Whitaker, mãe dela. Carolina foi namorada do meu parceiro Toquinho, e nós dois gravamos ‘Carolina’ em homenagem a ela. Eu sempre acompanhei o Skank, vi a carreira deles iniciar e me considero padrinho da turma”, afirma. “São músicos de altíssima qualidade e que admiro muito”, derrete-se.

OS PARCEIROS

Samuel Rosa, vocalista do Skank, também é só elogios para Jorge. “Ele é da classe dos inventores, está no patamar daqueles que criaram nova linguagem musical. Ao misturar samba e bossa nova com soul e rock’n roll, ele criou um som novo muito acessível, mas ao mesmo tempo complexo. Estar ao lado de um artista como esse é um privilégio muito grande”, define.

Céu faz coro. “Jorge é a própria tradução da nossa mestiçagem, da força da nossa música em abrangência mundial, o verdadeiro pop feito no Brasil, com todas as misturas que trazem, com toda a riqueza rítmica, o balanço e temas profundos tratados com leveza. Coisa de mestre mesmo!”, afirma a cantora.

PRIVILÉGIO E CENÁRIO NATURAL

Rosa destaca mais um motivo para estar orgulhoso de participar do projeto. “Se for procurar na discografia e na história da carreira dele, você vê que foram poucas vezes que ele tabelou com alguém assim no palco durante tanto tempo, como ele está fazendo agora conosco e com a Céu. Então, é um privilégio estar num festival dessa grandeza e ser cercado por toda essa organização e estar com ele. Estamos muito felizes de termos sido escolhidos para esse projeto”, confessa.

Céu explica que nunca tinha cantado nem com Jorge e nem com Skank. “Está demais. Eles são, além de incríveis músicos, pessoas extremamente queridas”, entrega. “E estou achando linda essa história (de tocar ao ar livre, na Praia de Ipanema). Será minha primeira vez nesse palco e tocar na praia, nesse cenário, com essa turma, será realmente especial. Eu diria que inesquecível”, acrescenta.

REPERTÓRIO

Passeando pelo vasto e animado repertório de Ben Jor, o show terá momentos de encontros com os artistas. ‘Paraíso Tropical’ (Skank e Céu), ‘Chove Chuva’ (Céu), ‘Balança Pema’ (Skank) e ‘Taj Mahal’ (Jorge Ben Jor, Céu e Skank). Além disso, o Skank irá se alternar com a banda do Zé Pretinho, que há anos acompanha o homenageado. Tanto que, para fechar a festa com a animação nas alturas, as duas bandas tocarão juntas os sucessos ‘País Tropical’ e ‘Fio Maravilha’, dobrando a potência da apresentação com dois baixos e duas baterias.

Serviço

Nivea Viva Jorge Ben Jor. Praia de Ipanema. Avenida Vieira Souto, na altura do número 716, Ipanema. Dom, às 17h. Grátis.

Você pode gostar