A Unidos da Ponte venceu a Série B no Carnaval de 2018 e subiu para a Série A - Alexandre Farah
A Unidos da Ponte venceu a Série B no Carnaval de 2018 e subiu para a Série AAlexandre Farah
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Com o enredo "Romance de Xangô: A Dança do Fogo", a Unidos da Ponte foi a grande campeã da Serie B. Em 2019, a Ponte volta a desfilar na Marquês de Sapucaí, após 15 anos longe do principal palco do Carnaval carioca. A escola de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi a segunda a desfilar na terça-feira, na Intendente Magalhães. O vice-campeonato ficou com a União do Parque Curicica, seguida pela Tradição. Vargens, Cabuçu e Jacarezinho foram rebaixadas para o Grupo C.

Emocionado, o carnavalesco Lucas Milato, que fez sua estreia no Carnaval, comentou a conquista. "Quando fui contratado, muitas pessoas duvidaram da minha capacidade devido a pouca idade. Realmente não tinha experiência, mas sabia que era capaz de fazer um bom trabalho. Agora, é preparar a escola para o desfile no Sambódromo. Estou muito feliz", disse.

Outro que se emocionou com o título foi André Kabala, Diretor de Carnaval. "Não tenho palavras para descrever essa sensação. Somos campeões! Ano que vem é a Ponte na Sapucaí", comemorou.

A Unidos da Ponte fez uma imersão sob a ótica do poeta açoriano Vitorino Nemésio, em sua visita à Bahia, em 1950. Na ocasião, o autor de "Romance de Xangô", foi levado para conhecer o Terreiro de Mãe Anísia. Daí, a inspiração para o enredo desde ano. Um dos pontos altos do desfile da Unidos da Ponte foi a apresentação da Comissão de Frente, que representou uma "Noite de festa em Salvador". Apesar da simplicidade na fantasia, a coreografia foi muito bem executada, dando sinais do que estaria por vir.

Séries C e D

Na Série C, a grande campeã foi a União de Maricá. Em segundo, a Boca de Siri, seguida por Unidos de Lucas. As três escolas disputam a Série B, no ano que vem. Leão de Nova Iguaçu, Santa Marta, Rosa de Ouro e Caprichosos foram rebaixadas para a Série D, que teve a Unidos da Villa Rica como vencedora. O vice ficou com a Acadêmicos de Madureira, seguida por Corações Unidos do Amarelinho.

Caprichosos vai desfilar
Publicidade
Impedida de desfilar este ano, devido à uma briga judicial que ocorre desde 2013, a Caprichosos de Pilares decidiu que vai desfilar amanhã, na comunidade do Guarda, em Del Castilho. Rebaixada para a Série D, a escola da Zona Norte levará o enredo 'Oxum - Caprichosa Senhora Deusa das Águas Doces que encanta, traz o amor e a prosperidade lavando a alma do povo de Pilares'.
Segundo o presidente da escola, Carlos Leandro, a direção optou por não cancelar a apresentação que estava prevista para acontecer na última terça, na Intendente Magalhães. "Nosso desfile estava pronto. Ficamos sabendo do impedimento por terceiros e até agora não recebi qualquer notificação", diz. A Caprichosos, que já foi do Grupo Especial, passa por um momento difícil. "Em quase 70 anos de história isso nunca aconteceu. Não poderia simplesmente cruzar os braços. Nossa comunidade merece assistir o que preparamos, pois tudo foi feito com muito carinho. Esperamos todos neste sábado. Apesar da tristeza, vamos desfilar com o melhor que temos que é a garra", afirma o presidente.
Publicidade
A concentração acontece às 16h, na quadra da escola. Já o desfile na comunidade está marcado para 18h.
Você pode gostar
Comentários