Troféu Tamborim de Ouro chegou à 21ª edição  - Luciano Belford / Agencia O Dia
Troféu Tamborim de Ouro chegou à 21ª edição Luciano Belford / Agencia O Dia
Por Gabriel Sobreira

Rio - A corte do Carnaval compareceu em peso nesta tarde ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, conhecido como Feira de São Cristóvão, para a tradicional entrega da 21ª edição do Prêmio Tamborim de Ouro, promovido pelo DIA, e da 2ª edição do Troféu Nota 10, do MEIA HORA.

"Essa é uma oportunidade de manter a tradição do Troféu, não só para com o público, mas também com o jornal, porque o Carnaval faz parte do nosso contexto. Uma conquista é que estamos trazendo o evento do troféu para a data que sempre foi, entre três semanas e um mês depois do Carnaval. Estamos mantendo a tradição", afirmou Marcos Salles, presidente do Grupo O DIA.

A festa começou com a apresentação da Mangueira do Amanhã animando o público. Agremiações do Grupo Especial e da Série A também marcaram presença,  entre elas: Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, Paraíso do Tuiuti, Estácio de Sá, União da Ilha e Acadêmicos do Cubango.

"Quero agradecer essa premiação de uma disputa extremamente acirrada na Marquês de Sapucaí. Esse evento é quase um Oscar do Carnaval. Quero em nome da Liesa e das escolas de samba agradecer aos jornais O DIA e MEIA HORA pela iniciativa", disse Jorge Castanheira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Renato Thor, vice-presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), faz coro. "Só nós sabemos o que é fazer um Carnaval. É um trabalho árduo e incansável. Combustível é ganhar esse prêmio e uma honra para nós. Parabéns para todos os vencedores", festeja Thor.

O evento foi aberto ao público e contou ainda com uma bateria, sob a batuta do renomado Mestre Paulinho, formada especialmente para a ocasião. "Essa iniciativa é um ecoa para o Carnaval, que o ajuda a ser perpetuado", afirma o músico e compositor Moacyr Luz.

Moacyr Luz levou troféu de Samba do Ano com a Tuiuti - Luciano Belford / Agencia O Dia

Selminha Sorriso, vencedora da categoria Prêmio Especial de Contribuição do Carnaval, foi bastante assediada desde sua chegada e parava sempre para selfies. "É o mínimo que posso fazer. Ano que vem completo 30 anos de carreira e devo tudo ao público", comemora.

O Rei Momo Milton Junior, acompanhado da rainha e das princesas, também era só elogios ao evento. “A festa está linda. O local maravilhoso mostra a pluralidade da cidade. O DIA e o MEIA HORA estão de parabéns. Que tenham muitas edições mais esses prêmios", torce.

Rainha na expectativa

Raissa Machado, a rainha de Bateria da Viradouro, afirma que terá um reinado especial e que está animada com ida da escola para o Grupo Especial no Carnaval de 2019. "Terei a honra de ter o Mestre Ciça comandando a furacão. Então sem duvidas será diferente e de muito mais trabalho", afirma a beldade.

Apesar de boatos, a majestade conta que nunca foi cogitada sua saída do posto. "Sou uma integrante da Unidos do Viradouro, faço de tudo para levar aos meus ritmistas que a Raissa está ali junto com eles, com amor, dedicação e muito respeito. Só tenho que agradecer a todos que torceram pela minha permanência e ao meu presidente Marcelinho Calil pela confiança", comemora.

Raissa lembra que foi emocionante o desfile da escola e que todos os componentes estavam preparados para brigar pelo título. "A rotina pesada de ensaios foi recompensada à medida que as notas dos jurados foram sendo lidas. Foi uma apuração emocionante, uma disputa bastante acirrada", reforça.

A rainha conta que o respeito e o apoio da comunidade, além do suporte da diretoria foram fundamentais para garantir o título de Campeã da Série A para a Viradouro. "Além da dedicação da comunidade nos ensaios, a escola reforçou o time com alguns profissionais de comprovada competência", frisa.

Sobre o que os súditos de Raissa podem esperar, ela despista: "Será o momento mais especial e com muitas surpresas", resume. E o foco para a folia do ano que vem já está a todo vapor. "Continuo com os treinos na academia , seguindo a alimentação da nutricionista e meus tratamentos estéticos que não abro mão", entrega. E avisa: "Sempre entramos acreditando e buscando a vitória".

Confira as categorias e os vencedores do Prêmio Tamborim de Ouro 2018:

- Escola de Ouro

Paraíso do Tuiuti

- Comissão Sensação

Paraíso do Tuiuti

- Samba do Ano

Paraíso do Tuiuti 

- Voz da Avenida

Neguinho da Beija-Flor

- Musa

Viviane Araújo, do Salgueiro

- Ala das Baianas

Salgueiro

Casal Nota 10

Sidclei e Marcela Alves, do Salgueiro

- Bateria

União da Ilha

- Donos da Rua

Cordão do Bola Preta

- Prêmio Especial de Contribuição do Carnaval

Claudinho e Selminha Sorriso, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Beija-Flor

Escolas Mirins:

- Escola de Samba

Mangueira do Amanhã

- Bateria

Pimpolhos da Grande Rio

- Mestre-sala e Porta-bandeira

Corações Unidos do Ciep

Confira as categorias e os premiados do Troféu Nota 10:

- Escola

Unidos de Padre Miguel

- Intérprete

Zé Paulo Sierra, da Viradouro

- Bateria

Acadêmicos do Cubango

- Musa

Denise Dias, da Inocentes de Belford Roxo

Você pode gostar
Comentários