No Carnaval 2018, a Império Serrano levou o enredo sobre a China para a avenida - Alexandre Brum
No Carnaval 2018, a Império Serrano levou o enredo sobre a China para a avenidaAlexandre Brum
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Depois de poupar agremiações de rebaixamento por dois anos seguidos, a Liesa ditou novas regras para a ordem dos desfiles. Ficou decidido, na quarta-feira, que o Império Serrano abrirá a noite de domingo, seguido de Viradouro e Grande Rio. A São Clemente será a primeira na segunda-feira. A posição das demais será definida em sorteio no dia 17.

Nos bastidores, a nova configuração é polêmica. Para especialistas, seria um segundo favorecimento à Grande Rio penúltima colocada em 2018, que deixou de ser rebaixada com a pior classificada, Império ou, no mínimo, é incoerente. A plenária da Liga decidiu que a Viradouro, campeã da Série A, Grande Rio e Império participariam de sorteio para ocupar as três primeiras vagas do domingo.

"Se a Grande Rio não tivesse sido protegida nessa virada de mesa, a Viradouro abriria o domingo e a Grande Rio, a segunda. Acabou sobrando para o Império abrir o desfile, o que é ruim, porque o júri é adestrado a julgar com mais rigor a primeira escola", avaliou Aydano André Motta. "Historicamente, a Viradouro deveria abrir. Não faz sentido ficar entre as duas. As escolas geralmente não querem abrir porque pegam o clima muito frio na Sapucaí", comentou o outro especialista, Fábio Fabato.

Thiago Monteiro, diretor de Carnaval da Grande Rio, afirmou que a escola acata a determinação. "Situações atípicas são tratadas como situações atípicas". Dirigentes da Mangueira, Portela e Unidos da Tijuca concordaram com as novas regras. O Império não quis comentar e a Liesa não se manifestou.

Sorteio não será em pares
Publicidade
Na plenária, também ficou combinado que o sorteio não será feito mais em pares. Antes, com bolinhas numeradas através de pares pré-definidos, o presidente que tirasse a de número maior podia escolher o dia em que sua escola desfilaria. E depois era definido a ordem de cada dia. Agora, se apresentarão no domingo as agremiações que tirarem de 1 a 4 na primeira rodada e, na segunda-feira, quem tirar entre 5 e 10. Numa segunda etapa, as escolas sortearão a posição.
Publicidade
Megablocos na Antônio Carlos
Após anunciar o desfile dos megablocos em 2019 para a Rua Primeiro de Março, no Centro, a Riotur voltou atrás e transferiu para a Avenida Presidente Antônio Carlos. Em reunião ontem, Marcelo Alves, presidente da instituição, também divulgou a lista dos blocos que passarão pela via: Favorita, Chora Me Liga, Poderosas, Bola Preta, Giro do Arar e Bloco da Preta.
Publicidade
Segundo Marcelo, o motivo da mudança do trajeto foi o desagrado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural com o projeto. Os órgãos alegaram que a festa poderia prejudicar a preservação dos prédios históricos na Primeiro de Março, como o Paço Imperial, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Alerj. A rua é a mais antiga do Rio.
"Não temos histórico de danos nesses monumentos em grandes blocos, mas também não queremos correr riscos", disse Marcelo Alves. Outra mudança é a realização de apenas um megabloco por dia, e não mais dois.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários