Messias Moreno é considerado o 'homem de confiança' de Paulo Barros e Marcelo SandriniThalita Queiroz / O DIA

Rio - O carro do Pantera Negra, o terceiro a entrar na Avenida no desfile da Paraíso do Tuiuti, faz referência ao orixá Oxaguian, jovem guerreiro entre os santos. Segundo o coreógrafo Marcelo Sandrini, a ideia de Paulo Barros, carnavalesco que assina o desfile da escola, foi genial. A agremiação Amarelo e Azul de São Cristóvão é a primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí, na noite deste sábado.
"O Paulo procurou personagens atuais para fazer paralelos. Esse carro, em específico, tem o seu diferencial, mas não digo que é o melhor. Em casos como esse nós não temos um filho favorito", disse Sandrini, coreógrafo de todos os carros da Tuiuti.

A estrutura mede cerca de 12 metros e conta com 16 esculturas do Pantera Negra nas laterais. Cada dançarino vai ocupar uma posição, oito em cada lado do carro. A alegoria representa o reino de Wakanda, país fictício onde se passa a história do herói nos cinemas. Messias Moreno, de 59 anos, é considerado "homem de confiança" de Sandrini e Paulo Barros, com 20 anos de parceria, e será um dos destaques do carro. Ao lado desta dupla, ele participou de carros como DNA, Avatar, Aírton Sena, Pavão, todos pela Unidos da Tijuca e, enfim, o Pantera Negra.

"É fabuloso, é fantástico estar aqui hoje. A equipe se preocupou com tudo. Posso adiantar que hoje vamos surfar, literalmente, nessa Sapucaí. Teremos uma estrutura que vão nos levantar, fazendo um movimento de voo, nas laterais do carro", disse.

Segundo Messias, foram meses de ensaio para que tudo desse certo. "É um movimento perigoso, mas confio nessa equipe. Vai dar tudo certo".
O Paraíso do Tuiuti leva à Marquês de Sapucaí uma homenagem a personalidades pretas que marcaram a história brasileira e mundial, como Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares, Mercedes Batista e Mãe Stella de Oxóssi. Assinado pelo carnavalesco Paulo Barros, que retorna para a agremiação de São Cristóvão, o Tuiuti mostrá o enredo "Ka Ríba Tí Ye - Que nossos caminhos se abram".

O samba-enredo "Ka Ríba Tí Ye - Que nossos caminhos se abram" foi composto por Cláudio Russo, Moacyr Luz, Júlio Alves, Alessandro Falcão e W. Correia Filho. Na Sapucaí, ele será interpretado por Celsinho Mody, Carlos Junior e Grazzi Brasil.