Cena do filme 'Por Lugares Incríveis' com Elle Fanning e Justice Smith - Divulgação
Cena do filme 'Por Lugares Incríveis' com Elle Fanning e Justice SmithDivulgação
Por TÁBATA UCHÔA
Dois adolescentes se encontram por acaso no alto da torre do colégio em que estudam. Os dois têm péssimos motivos para estarem ali em cima. Passado o susto inicial, eles acabam ficando amigos e, mais tarde, se apaixonando. Assim começa o livro "Por Lugares Incríveis", de Jennifer Niven, publicado no Brasil pela editora Seguinte. A obra ganhou, recentemente, uma adaptação cinematográfica estrelada por Elle Fannig e Justice Smith na Netflix.
Violet Markey é uma adolescente em luto pela perda da irmã em um acidente de carro. Apática, ela parou de sair com os amigos e não tem mais interesse em nada. Theodore Finch é considerado a "aberração" do colégio e sofre um bullying constante dos colegas. Apesar de parecer um garoto confiante e bem resolvido, Finch tem tantos problemas ou até mais que Violet. A amizade dos dois é o que vai trazer alguma centelha de vida novamente para os personagens.
Publicidade
O livro aborda temas importantes como suicídio, depressão, saúde mental, bullying e negligência parental. Traz também adolescentes típicos de livros voltados para o público jovem adulto: inteligentes, sagazes, irônicos e interessados por autores como Virginia Woolf, por exemplo.
É angustiante ver a melhora no comportamento de Violet ao mesmo tempo em que vemos Finch se afundando cada vez mais e camuflando seus sentimentos em uma autoestima e confiança que na verdade não possui. Apesar de apresentar certa leveza, a obra tem um desfecho trágico e deixa uma mensagem sobre a importância da empatia, de se colocar no lugar dos outros e de se interessar, de forma verdadeira, pelo próximo.
Publicidade
Como já era de se esperar, a adaptação para as telas traz algumas mudanças e não é extremamente fiel ao livro. Aborda, também, alguns assuntos que não estão retratados na obra de Jennifer Niven, como automutilação e bulimia. Mas a essência do livro está lá, assim como as ótimas atuações de Elle Fanning e Justice Smith.