J. K. Rowling - Divulgação
J. K. RowlingDivulgação
Por O Dia
Rio - J.K. Rowling anunciou na terça-feira em seu site (www.jkrowling.com) e nas suas redes sociais a publicação online e gratuita de "O Ickabog", obra escrita há mais de dez anos como uma história de ninar para seus filhos mais novos.

A autora decidiu compartilhar a história favorita de sua família para ajudar a entreter crianças, pais e cuidadores confinados em casa durante o isolamento social provocado pelo Coronavírus.

Dois dos primeiros capítulos já foram publicados no site www.theickabog.com. Serão 34 capítulos no total, publicados todos os dias úteis da semana até 10 de julho. Escrito para ser lido em voz alta, "O Ickabog" é um conto de fadas ambientado em uma terra imaginária. É uma história independente, não relacionada a qualquer outra obra de J.K Rowling.

Em novembro de 2020, O Ickabog será publicado nas versões impressa, e-book e audiolivro. J.K. Rowling irá ceder os royalties das vendas do livro a projetos e organizações que ajudam os grupos mais afetados pela COVID-19 - mais detalhes serão anunciados posteriormente.

E as crianças poderão ter a chance de ilustrar o livro em uma competição oficial de ilustrações realizada pelas editoras que publicam J.K Rowling em todo o mundo.

Os desenhos escolhidos em cada país irão ilustrar o livro publicado em seus territórios. A competição teve lançamento na terça-feira no Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Índia, EUA e Canadá e, em breve, será lançada nos demais países, em uma colaboração verdadeiramente internacional entre a autora e jovens artistas de todo o mundo.

J.K. Rowling não fará parte do processo de seleção, mas fará sugestões de cenas e personagens a serem desenhados diariamente durante a publicação dos capítulos online.

Usando a hashtag #TheIckabog, as crianças (ou pais/responsáveis no caso das crianças menores de 13 anos) são incentivadas a postar pinturas e desenhos nas redes sociais. J.K. Rowling poderá aparecer no Twitter ocasionalmente para comentar algumas de suas ilustrações favoritas. Uma seleção de imagens também será publicada em uma galeria no site de O Ickabog.