Juliane Sousa, jornalista e apresentadora de rádio e TV, abre o primeiro episódio - Arquivo pessoal
Juliane Sousa, jornalista e apresentadora de rádio e TV, abre o primeiro episódioArquivo pessoal
Por O Dia
Rio - O Sesc Ipiranga apresenta a websérie e podcast "Quantas autoras negras você já leu?", a partir do dia 23 de julho. Com episódios semanais, transmitidos pelo Instagram e Youtube, sempre às quintas-feiras, o programa convida o público a uma reflexão sobre a invisibilização de autoras negras e a importância de romper um silenciamento histórico que acarreta inúmeros prejuízos à toda a sociedade.
Quantas autoras negras você já leu? é a pergunta que norteia as discussões propostas pelo coletivo Mulheres Negras na Biblioteca na série de 12 episódios que conta com a participação de 20 convidadas negras, entre escritoras, poetas e pesquisadoras, debatendo temas como O perigo de uma história única, A importância do acesso à narrativa de mulheres negras, Escritoras negras do século XIX, Romancistas negras brasileiras, Produção intelectual de mulheres negras, Literatura infantil de autoria negro-feminina, Escritoras negras premiadas, entre outros. Cada episódio será finalizado com a participação de poetas negras recitando poemas autorais, exceto o primeiro e o último.
Publicidade
Quem abre a série é a jornalista, apresentadora de rádio e TV, Juliane Sousa, uma das responsáveis pelo projeto Mulheres Negras na Biblioteca. Nesse primeiro episódio, ela apresentará um panorama da série e contará um pouco da trajetória e objetivos do projeto, que atua na cidade de São Paulo desde 2016, desenvolvendo atividades de incentivo à leitura de obras de autoras negras e reivindicando a presença dessas obras nos acervos das bibliotecas.
No segundo episódio o programa, apresentado por Carine Souza, recebe a pesquisadora e doutora em Literaturas Africanas, Aza Njeri, para falar sobre o perigo de uma história única, tema inspirado no famoso discurso da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, no TED Talk em 2009, e a atriz, diretora e escritora, Brenda Ligia, que apresentará poemas autorais.
Publicidade
Serviço

Quantas Autoras Negras Você já leu? - Websérie e Podcast em 12 episódios. Estreia dia 23 de julho de 2020, às 19h. Transmissão: youtube.com/sescipiranga | instagram.com/sescipiranga. Episódios: 12, todas as quintas-feiras. Produção: Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca. Classificação: livre. Duração: 15 min. Grátis