Prefeitura de Caxias vai instalar semáforos inteligentes para reduzir congestionamentos

Medida vai agilizar o fluxo de veículos, podendo assim evitar acidentes e diminuir engarrafamentos

Por O Dia

Um dos semáforos inteligentes já foi instalado para teste na Praça Roberto Silveira, no bairro 25 de Agosto
Um dos semáforos inteligentes já foi instalado para teste na Praça Roberto Silveira, no bairro 25 de Agosto -
Vinte e sete semáforos inteligentes vão ser instalados até o final do mês nos principais locais de circulação de veículos e pedestres do primeiro distrito de Duque de Caxias. A Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas já colocou dois equipamentos para teste na Praça Roberto Silveira e na Praça da Mantiquira, em Xerém, que foram aprovados pelos técnicos do Departamento de Trânsito do município.

Os novos equipamentos vêm com um contador acoplado que controla se o semáforo deve ficar aberto ou fechado, por mais ou menos tempo, nos períodos de maior e menor fluxo de veículos. Eles vão substituir os antigos equipamentos de tempo fixo instalados no primeiro governo do prefeito Washington Reis.

“Com essa tecnologia, o fluxo de veículos será mais ágil, podendo evitar acidentes e congestionamentos, principalmente nos horários de pico, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Os semáforos poderão ser ajustados de acordo com a quantidade de veículos nas vias”, disse o secretário de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas Robson Paschoal.

Com a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana do município pela Caixa Econômica Federal, nas próximas etapas a nova sinalização semafórica será instalada no primeiro distrito (Caxias), no terceiro distrito (Imbariê) e quarto distrito (Xerém). O plano foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras com outros órgãos do governo e incluiu também nova iluminação pública nessas regiões, para dar mais segurança à população.



.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários