No último dia 12, o estado registrou a menor taxa desde que as medidas restritivas começaram a ser adotadas - Estefan Radovicz
No último dia 12, o estado registrou a menor taxa desde que as medidas restritivas começaram a ser adotadasEstefan Radovicz
Por O Dia
Duque de Caxias - O primeiro dia com comércio aberto teve grande movimentação de pessoas no Calçadão, na cidade da Baixada Fluminense. O local concentra o maior número de lojas no município. A maioria das pessoas usava a máscara, que é item obrigatório, mas não respeitava o distanciamento mínimo de 1 metro. Nas lojas, muitas filas do lado de fora. Estabelecimentos de roupas, eletrodomésticos, shoppings e academia abriram as portas nesta segunda-feira, 25, em Duque de Caxias.
Agências da Caixa no Calçadão de Duque de Caxias - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Publicidade
Nas redes sociais, o público se dividiu entre mensagens de apoio para a reabertura do comércio e outras de desagravo. A medida foi tomada após decreto municipal, determinando a adoção de medidas de higiene para que o comerciante possa funcionar.
"Não sou contra reabrir o comércio, até porque as pessoas precisam trabalhar. É só cada um fazer a sua parte com a proteção e não ir lotar os lugares sem necessidade", disse Fernanda Diniz.
Publicidade
"O problema não é quem vai bater perna e arriscar sua vida. O problema é que há pessoas em casa esperando por esses irresponsáveis. Idosos, crianças, pessoas vulneráveis e até saudáveis. São esses as verdadeiras vítimas desses irresponsáveis", pontou Gisele Amorim.
População foi para rua comprar roupas e outros itens - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Publicidade
A Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que fiscais e agentes de diversas secretarias estão nas ruas fiscalizando e orientando comerciantes, comerciários e população. Num primeiro momento, será feito trabalho educativo, de conscientização, notificando os infratores. Caso o lojista desacate a determinação prevista em lei, poderá ter o estabelecimento interditado. Equipes da guarda municipal e voluntários ajudam na organização das filas em bancos, supermercados e loterias.
Justiça suspende decreto
Publicidade
A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, no início da tarde desta segunda-feira, 25, o decreto municipal que permite a reabertura do comércio na cidade da Baixada Fluminense. De acordo com a decisão da juíza Elizabeth Maria Saad, da Comarca de Duque de Caxias, a suspensão vale até que a prefeitura apresente "laudo técnico contrário às evidências científicas postas nacional e internacionalmente demostrando à população que o ato municipal não implica em risco à saúde pública e maior impacto social, no prazo de 48 horas". A multa fixada pela Justiça é de R$ 10 mil por dia, a ser imposta pessoalmente ao prefeito Washington Reis.