Duque de Caxias vai canalizar Canal Caboclo - Eliakin Moura/Divulgação
Duque de Caxias vai canalizar Canal CabocloEliakin Moura/Divulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Uma das principais reclamações dos moradores do Centro começa a ser solucionada. A administração municipal vai iniciar obras para aumentar a vazão das águas do Canal Caboclo com a canalização dos 960 metros. A macrodrenagem do canal será feita entre a foz do Rio Meriti, a Avenida Paulo Moreno e a Avenida Dr. Manoel Teles, região muito afetada com enchentes durante os períodos de chuvas fortes.
Duque de Caxias vai canalizar Canal Caboclo - Eliakin Moura/Divulgação
Publicidade
As obras de macrodrenagem fazem parte do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento) e custarão R$ 26 milhões. Para realização das obras será necessária a desapropriação de moradias construídas na faixa do curso d’água. Para facilitar a manutenção do Canal Caboclo serão construídas pistas nos dois lados. Também serão construídas três travessias para melhorar a circulação de veículos.

Segundo o secretário de Obras João Carlos Grilo, a obra só pode ser iniciada após estudos hidrológicos da região, que é muito castigada por enchentes e transbordamentos do canal que sempre teve drenagem insuficiente.
“A limpeza manual e com máquinas do Canal Caboclo é feita regularmente pela Secretaria Municipal de Obras. Em cada operação são retiradas toneladas de lixo e objetos volumosos como sofás, geladeiras, fogões, troncos de árvores, além de grande quantidade de garrafas pet e sacos plásticos, que impedem a passagem das águas em todos os períodos do ano”, disse o engenheiro João Grilo.