Washington Reis em reunião em Brasília para tratar de segurança - Divulgação
Washington Reis em reunião em Brasília para tratar de segurançaDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A implementação do CISPBAF (Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense) foi tema de reunião nesta quarta-feira, 3, em Brasília, entre o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, o deputado estadual Rosenverg Reis, o deputado federal Gutemberg Reis, com o senador Flávio Bolsonaro e o ministro da Justiça, André Mendonça.
O prefeito apresentou o projeto, de maneira geral, e o Centro Integrado de Comando e Controle, onde, por meio de novas tecnologias e serviços, será possível desenvolver sistemas de inteligência, um grande cinturão eletrônico e o monitoramento por vídeo para regiões urbanas. No CICC-BF, os agentes de segurança usarão, ainda, redes de comunicação e softwares inteligentes de reconhecimento facial, placas e notas fiscais, além de outros mecanismos e instrumentos de apoio.
Publicidade
“O consórcio já está formado e eu tenho a honra de presidi-lo. Agradeço muito ao senador Flávio Bolsonaro, que tem nos ajudado desde o começo, contribuindo com seu conhecimento e fornecendo tecnologia de ponta na área da segurança”, ressaltou Washington Reis.
Fazem parte do CISPBAF, além das cidades da Baixada, os municípios de Angra dos Reis, São Gonçalo e Itaboraí. Ao todo, são 16 municípios.

“Apoiar um projeto como esse, com grande tecnologia e que vai atender a aproximadamente cinco milhões de fluminenses é uma obrigação nossa. Temos que batalhar por isso. Quero muito agradecer também ao ministro André Mendonça, que está assumindo a pasta agora mas já se inteirou da importância desse projeto”, explicou Flávio Bolsonaro.

“O nosso compromisso é motivar e viabilizar uma atuação integrada do sistema de segurança. Certamente esse projeto vai ter toda a nossa atenção, para que possamos analisá-lo e viabilizá-lo no menor prazo possível, dentro dos critérios que a área técnica vai apontar. Então, contem conosco, com esse canal aberto. Nós sabemos que a Baixada Fluminense e o povo carioca sonham em voltar a ter segurança pública na sua rua, nas suas cidades e nas suas casas”, destacou o ministro André Mendonça.
Publicidade
Urbanização de favelas

Durante a agenda em Brasília, o prefeito ainda reuniu-se com o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, para tratar do maior projeto de habitação popular do Brasil, que será desenvolvido em Duque de Caxias, com a urbanização, o reassentamento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das comunidades Parque Vila Nova e Vila Ideal.