Coronavírus: Veja onde ser atendido em Duque de Caxias - Divulgação
Coronavírus: Veja onde ser atendido em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Além das grandes emergências públicas no município de Duque de Caxias, as pessoas com sintomas suspeitos do novo coronavírus podem procurar as sete Unidades de Pronto Atendimento da cidade. Esses locais possuem leitos de observação e também estão preparados para atender os pacientes que apresentam os sintomas da doença, que são as UPHs de Xerém, Parque Equitativa, Campos Elíseos, Pilar, Saracuruna, Imbariê e UPA Beira Mar. Todas contam com equipe multidisciplinar completa em regime de plantão 24 horas.

Nas seis Unidades Pré Hospitalares (UPH), todos os pacientes que chegam com quadro gripal ou suspeito, recebem máscaras de proteção e são encaminhados à sala de espera específica, até que ocorra a classificação de riscos. A partir daí, os casos suspeitos de covid-19 são encaminhados para atendimento médico onde, além de radiografias, podem ser solicitados também exames laboratoriais ou tomografias computadorizadas. O paciente é medicado e liberado com orientações de isolamento domiciliar (em casos suspeitos leves notificados como síndrome gripal) ou encaminhados à internação, nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG).

Para casos de internação, os usuários são encaminhados para o setor de isolamento específico para covid-19, com profissionais para prestar os cuidados necessários e realização de exames, confirmando ou descartando a contaminação. Enquanto internados, os pacientes seguem realizando exames e são inseridos no Sistema Estadual de Regulação (SER RJ), visando a transferência para hospitais voltados para o tratamento e acompanhamento dos casos suspeitos, seja em enfermaria ou UTI. 

O diretor de enfermagem da UPH Pilar, Romulo Rissi, destaca que, entre os meses de março e maio de 2020, a unidade atendeu e notificou cerca de 1.600 pacientes com quadro suspeito, sendo 41 deles internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG). Destes, 16% foram tratados na própria unidade e obtiveram alta com melhora; 6% foram admitidos em estado muito grave e mesmo com todo suporte evoluíram para óbito; e 78% foram transferidos para hospitais, onde deram prosseguimento aos cuidados necessários.

Entre os pacientes recuperados na UPH do Pilar, está Sérgio Almeida de Souza, 73 anos, morador do bairro Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Ele permaneceu por cinco dias na unidade recebendo companhamento e medicação específica, e teve alta médica no dia 20/04.

A UPH de Xerém também tem alcançado um número significativo de altas de pacientes de covid-19. O monitoramento mostra que nos meses de abril e maio, cerca de 170 pacientes acompanhados e medicados na unidade saíram de lá recuperados. O paciente Lucas Gomes da Silva, de 84 anos, morador do bairro Pilar, é um desses pacientes. Ele chegou à UPH Xerém no dia 02/05, sendo atendido pela equipe médica e diagnosticado com quadro clínico e radiológico avançado do Covid 19. Depois de passar 20 dias internado, recebeu a tão esperada alta no dia 22/05. Ao sair da unidade, o ex-paciente foi recebido pelos familiares e amigos com muita felicidade.

"Agradeço primeiro a Deus por ter me concedido a oportunidade de continuar vivendo. E toda a minha gratidão aos profissionais dessa unidade que, durante todos esses dias cuidaram de mim, com muito carinho e dedicação. Vocês são abençoados!", declarou Lucas.
Paciente recebeu alta após período de internação em UPH - Divulgação
Publicidade
Leitos na cidade
Duque de Caxias possui seis leitos de CTI exclusivos para pacientes de covid-19 no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), 32 leitos adaptados para internações exclusivas de retaguarda na UPA Beira Mar e 128 leitos no recém-inaugurado Hospital Municipal São José.