- Cléber Mendes / Agência O Dia
Cléber Mendes / Agência O Dia
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias vai ampliar a realização de testes rápidos sorológicos para detecção do novo coronavírus, neste sábado e domingo, 06 e 07, das 8h às 12h, em vários pontos do município. No sábado, os locais escolhidos para a testagem foram a feira livre da Figueira, a Praça da Mantiquira, em Xerém, a feira livre do bairro Dr. Laureano e o Calçadão do Centro da cidade. Este último terá equipes em dois pontos, na Praça do Relógio e próximo ao supermercado Guanabara. No domingo, os testes serão feitos nas feiras livres de Saracuruna, Imbariê, Santa Cruz e na feira do Centro da Cidade. Ao todo, foram comprados 95 mil novos testes, adquiridos com recursos da própria Prefeitura e também em parceria com o Governo do Estado.

Os especialistas explicam que os testes rápidos devem ser feitos a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão.
“Com a testagem em massa, poderemos ampliar e detalhar melhor a circulação do vírus para definir as prioridades e ações a serem tomadas na cidade no enfrentamento ao novo Coronavírus”, destacou o prefeito Washington Reis.

A ação é mais uma iniciativa de combate ao avanço da covid-19 na cidade. A prioridade na testagem serão os profissionais de saúde, os idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, além dos agentes de segurança e pessoas com sintomas de síndrome gripal. O objetivo é reduzir as subnotificações e iniciar a medicação adequada nos pacientes infectados no menor tempo possível, o que colabora muito no sucesso do tratamento.