Testagem para quem apresentar sintomas há pelo menos oito dias - Divulgação
Testagem para quem apresentar sintomas há pelo menos oito diasDivulgação
Por O Dia

Duque de Caxias segue com as testagens para covid-19. A ação visa ao combate ao novo coronavírus na cidade que tem 1.829 casos confirmados e é a segunda no ranking de mortes (299) no estado do Rio de Janeiro. Os testes rápidos já foram realizados em 15 bairros do município e, hoje, outros quatro serão beneficiados.

"Nosso objetivo é detectar o contágio para podermos ampliar e detalhar melhor a circulação do vírus, definindo as prioridades e ações a serem tomadas na cidade no enfrentamento ao novo coronavírus", disse o prefeito Washington Reis.

No domingo, foram feitos os testes em Gramacho, Jardim Primavera, Saracuruna, Imbariê, Santa Cruz da

Serra, Nova Campinas e no Centro. Ontem, as ações de testagem rápida aconteceram nos bairros Prainha, Vila Ideal, Mangueirinha, Parque Vila Nova, Vila Operária, Parque das Missões e Beira Mar. 

Hoje, quatro polos estarão atendendo na Praça Do Galo, Praça do Braguinha (São Bento), Vila Rosário (Colégio Maria Tenório), e Vila Fraternidade. O atendimento acontece das 8h às 12h.

Quando realizar o teste

Os testes rápidos devem ser feitos a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão. Para realização dos exames, as

prioridades são os profissionais de saúde, os idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, além dos agentes de segurança e pessoas com sintomas de síndrome gripal.

Segundo a prefeitura, só no último fim de semana, quando começaram as testagens, foram feitos 5.654 exames. Destes, 368 foram notificados como positivos para o vírus. O objetivo da ação é reduzir as subnotificações e iniciar a medicação no menor tempo possível. Os pacientes que testam positivo são encaminhados para atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Você pode gostar
Comentários